A demanda do soja foi impactada após o mercado descartar a possibilidade do transporte ferroviário dentre em greve nos EUA. No entanto, há temores de menor demanda da China, dado o aumento de casos de COVID-19 e as políticas de restrição de atividades. As chuvas na Argentina beneficiam o panorama produtivo.
O contrato de soja para novembro22 fechou em leve queda de 0,30% ou $ 4,25 cents/bushel a $ 1432,50. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda de 0,10%, ou $ 1,50 cents/bushel a $ 1446,50. O contrato de farelo de soja para outubro fechou em queda de 0,51% ou $ 2,1/ton curta a $ 409,3. O contrato de óleo de soja para outubro fechou em alta de 1,16% ou $ 0,85/libra-peso a $ 73,85.
Os dados da China Custom confirmaram que 49,3 MMT do grão brasileiro foram trazidos no acumulado do ano, abaixo de 52,75 MMT de 2021. As importações dos EUA para o calendário YTD são 20,1 MMT.
Na semana de 13 a 19 de novembro foram embarcadas 697,2 mil toneladas de soja, 328,6 mil toneladas de farelo e 1,418 milhão de toneladas de milho. Para a semana de 20 a 26 de novembro, segundo a Anec, os embarques devem somar 622,4 mil toneladas de soja, 453,9 mil toneladas de farelo e 1,645 milhão de toneladas de milho.