A demanda do soja foi impactada após o mercado descartar a possibilidade do transporte ferroviário dentre em greve nos EUA. No entanto, há temores de menor demanda da China, dado o aumento de casos de COVID-19 e as políticas de restrição de atividades. As chuvas na Argentina beneficiam o panorama produtivo. O contrato de soja para novembro22 fechou em leve queda de 0,30% ou $ 4,25 cents/bushel a $ 1432,50. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda de 0,10%, ou $ 1,50 cents/bushel a $ 1446,50. O contrato de farelo de soja para outubro fechou em queda de 0,51% ou $ 2,1/ton curta a $ 409,3. O contrato de óleo de soja para outubro fechou em alta de 1,16% ou $ 0,85/libra-peso a $ 73,85.
Importações da China
Os dados da China Custom confirmaram que 49,3 MMT do grão brasileiro foram trazidos no acumulado do ano, abaixo de 52,75 MMT de 2021. As importações dos EUA para o calendário YTD são 20,1 MMT.
Na semana de 13 a 19 de novembro foram embarcadas 697,2 mil toneladas de soja, 328,6 mil toneladas de farelo e 1,418 milhão de toneladas de milho. Para a semana de 20 a 26 de novembro, segundo a Anec, os embarques devem somar 622,4 mil toneladas de soja, 453,9 mil toneladas de farelo e 1,645 milhão de toneladas de milho.