INÍCIO AGRICULTURA Geral

Soja abre com ganhos em Chicago nesta terça-feira,13/12, mas limitados por clima na América do Sul

Confira aqui diariamente a análise do economista Camilo Motter, da Granoeste Corretora, sobre a abertura dos mercados na Bolsa de Chicago

Os preços na Bolsa de Chicago (CBOT) buscam recuperar-se das acentuadas perdas vividas na sessão anterior; neste momento, manhã de terça-feira, registra ganhos de 6 cents, a U$ 14,66/janeiro. A alta, no entanto, é limitada pelas melhores condições climáticas na América do Sul.

Embora tenham sido limitadas, na Argentina foram observadas chuvas em diversas regiões de cultivo. O mesmo ocorre no sul do Brasil, onde pancadas de chuvas vem ocorrendo em áreas de extrema necessidade. No oeste do Paraná, por exemplo, a maioria dos municípios já recebeu entre 20mm e 50mm de chuvas nas duas primeiras semanas de dezembro – um ambiente bem diferente daquele vivido na mesma época do ano passado. Os meteorologistas, no entanto, têm alertado que o fenômeno La Niña segue ativo pelo terceiro ano consecutivo. Por esta razão, as chuvas têm ocorrido mais em forma de pancadas ocasionais do que por frentes frias.

O USDA informou ter inspecionado o embarque de 1,84MT de soja na última semana. No acumulado da estação o volume chega a 23,4MT, ante 25,5MT do mesmo intervalo do ano passado.

As exportações brasileiras de soja somam até aqui, em dezembro, 0,72MT; no acumulado da estação, alcança 76,0MT, ante 85,1MT do mesmo período do ciclo passado.

O plantio da safra brasileira de soja está praticamente concluído. Levantamento da consultoria Safras & Mercado, divulgado na última sexta-feira, indica que 94,7% da área já está semeada. No mesmo ponto do ano passado o índice era de 96,8% e, na média histórica, de 95,1%. A colheita é esperada em 154,5MT, aumento de 21% sobre as 127,5MT da campanha anterior.

No mercado doméstico, depois de boa recomposição na semana passada, as indicações de compra estão mais comedidas. O ritmo de negócios é lento; porém, ainda há boa disponibilidade. Em razão do pouco interesse em vendas, algumas indústrias indicam valores de compras mais atrativos do que nos portos, preocupadas em manter o abastecimento até a chegada de produto novo. Prêmios no spot – nos principais portos – são indicados na faixa de 190/230.

Indicações de compra na faixa entre R$ 177,00/179,00 no oeste do estado; entre R$ 184,00/186,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.

Fonte: Granoeste Corretora, especial para o Portal Rural News

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.