O Sistema CNA/Senar está realizando uma série de reuniões com a Secretaria Nacional de Segurança Pública para definir uma agenda focada em aumentar a segurança rural no Brasil.
O primeiro encontro ocorreu na semana passada, quando o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, esteve reunido com o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim.
Na terça (10), o consultor de segurança da CNA, Carlos Marsiglia, e o assessor técnico do Instituto CNA, Allan Ribeiro, tiveram um encontro com o coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), Odécio Carneiro.
Segundo Marsiglia, um acordo de cooperação técnica deverá ser formalizado ainda este mês. A intenção do Sistema CNA/Senar é definir uma série de ações para melhorias em pontos como comunicação, georreferenciamento e sistemas de tecnologia da informação.
Outro tema essencial é a capacitação dos militares que atuam no policiamento rural. A proposta é incluir uma disciplina sobre segurança pública nos cursos de formação, onde os alunos possam aprender a identificar uma Guia de Trânsito Animal (GTA), a veracidade de uma nota fiscal e reconhecer cargas roubadas, entre outros itens.
“São assuntos levantados a partir dos painéis sobre segurança rural que realizamos com as polícias militares estaduais. Queremos formalizar esse acordo para aprofundar os pontos que interessam aos produtores rurais”, afirmou o consultor de segurança da CNA.