A maior parte do Brasil tem mais um dia com poucas nuvens por causa da grande massa de ar seco que ainda atua sobre o país. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens de chuva. Nesta sexta-feira, uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e a nebulosidade aumenta neste estado.
Áreas de instabilidade crescem ao longo do litoral do Nordeste, mas principalmente perto do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Nuvens carregadas crescem no Norte do Brasil por causa da umidade do ar elevada e do calor.
O tempo fica firme no Sul do Brasil, com muito sol. Mas a aproximação de uma nova frente fria causa aumento da nebulosidade no Rio Grande do Sul. Pode chover fraco à noite no litoral sul do Rio Grande do Sul. Não há condições para chuva no restante da Região Sul
Além disso, ainda faz frio ao amanhecer em toda a Região. Mas as temperaturas à tarde ficam acima do normal para junho.
A Região Sudeste continua com muito sol e sem condições para a chuva. O ar seco que predomina sobre a Região inibe o crescimento de grandes nuvens. Faz frio ao amanhecer, mas durante a tarde faz calor para os padrões de junho.
Há previsão de nevoeiro ao amanhecer em áreas de vales.
O fim de semana será ensolarado na Região Sudeste.
Uma grande massa de ar seco atua sobre a Região Centro-Oeste e a baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens. Além disso, o sol forte, calor e ar seco predominam no Centro-Oeste.
Atenção com a baixa umidade do ar, que fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas.
Uma frente fria vai provocar chuva em áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso durante o domingo.
Áreas de instabilidade influenciam parte do Nordeste do Brasil e há condições para chuva no litoral e interior de todos os estados.
O sol e o tempo seco predominam no sul do Maranhão, no centro e sul do Piauí, no Oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, nas áreas de sertão de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte. O litoral, o Recôncavo Baiano, a Chapada Diamantina e o Sul da Bahia têm pancadas de chuva e períodos com sol.
Pancadas de chuva frequentes ocorrem nas demais áreas do Nordeste. Há risco de raios no norte do Maranhão. Além disso, a chuva é frequente no decorrer do dia, e pode ser moderada a forte no litoral norte da Bahia, Há risco de chuva moderada a forte na faixa litorânea entre Recife e Natal.
Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte por causa do calor e da umidade do ar elevada. Quase toda a Região tem mais um dia com pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite, com períodos de sol.
O tempo fica seco e quente em quase todo o Tocantins, no sul do Pará e no sul de Rondônia.
Fonte: Climatempo