A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está com edital aberto para financiamento de agroindústrias que produzem queijo artesanal serrano, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais ( FEAPER), no valor limite de até R$ 15.000,00 por beneficiário.
Os interessados devem procurar a Emater/RS-Ascar do seu município para manifestarem o interesse. A empresa tem até 01/12 para encaminhar para a Seapdr a Ata do Conselho Municipal contendo a informação dos nomes e CPF dos produtores e respectivos nomes das agroindústrias, aprovados no Conselho Municipal de Agricultura/Desenvolvimento Rural, para serem beneficiários do Projeto.
“O objetivo deste financiamento é promover a melhoria da atividade produtiva, do manejo, das instalações, da agroindústria e da estruturação das propriedades com microqueijarias de produção de queijo serrano participantes do Convênio Queijo Serrano”, destaca Jonas Wesz, chefe de Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura.
O queijo artesanal serrano é o primeiro queijo brasileiro a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO). A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e engloba 16 municípios gaúchos e 18 catarinenses.