A umidade marítima espalha nuvens na costa leste nordestina. No interior do Brasil, o calor e a alta umidade do ar, estimulam a formação da nebulosidade. Além disso, cavados meteorológicos, a Alta da Bolívia e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também organizam nuvens carregadas sobre o país.
Região Sul
Nesta quarta-feira, no Sul do país, na maior parte do RS, em áreas como Santa Maria, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga, Bagé e Uruguaiana. Nas demais regiões do RS, abrangendo a faixa leste, bem como na capital gaúcha, Rio Grande, Tramandaí, Bom Jesus e Passo Fundo, ainda há condições para pancadas de chuva, de forma leve e passageira em Tramandaí e em Porto Alegre. Umidade do ar em atenção, abaixo dos 30%, quando o ideal para a saúde humana seria a partir de 60%, na fronteira oeste gaúcha. Em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece pela manhã, mas a partir da tarde há previsão de chuva isolada e sem alertas, exceto no centro-oeste do Paraná, onde as pancadas podem ser moderadas a forte, com raios.
Região Sudeste
O padrão de verão continua nesta quarta-feira. O calor, a circulação de ventos e a alta umidade espalham as nuvens carregadas e há previsão para pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, na maior parte do Sudeste do Brasil. As áreas que mais preocupam são o norte paulista, Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, onde há alertas para temporais. Sol sem nada de chuva, no leste e litoral norte do Rio De Janeiro e no norte mineiro.
Região Centro-Oeste
Chuva a qualquer hora do dia, podendo vir com trovoadas no centro-norte de Goiás, no oeste do Mato Grosso do Sul e em parte do Mato Grosso, incluindo Brasília e Cuiabá. Já em Campo Grande, as pancadas estão previstas a partir da tarde, assim como nas demais áreas do Centro-Oeste do país. O ar continua quente e abafado. Cuiabá promete ser a capital mais quente da Região, com a maior máxima prevista.
Região Nordeste
Tempo firme e sem previsão de chuva, no interior baiano, boa parte do interior do Pernambuco, sul da Paraíba e sudeste do Piauí. Nas demais regiões do Nordeste do país, há potencial para pancadas fortes de chuva com trovoadas. Em Salvador, Aracaju e Maceió, chuva leve e passageira, por conta da umidade marítima.
Região Norte
Nesta quarta-feira, no Norte do Brasil, o céu fica mais carregado e dia segue com temporais e chuva a qualquer momento, na faixa leste do Amazonas, no Pará, centro-sul do Tocantins e leste e sudeste do Amapá, bem como em Manaus, Belém, Palmas e Macapá. Chuva volumosa e com potencial para transtornos em Manaus. Tempo quente e abafado em todas as áreas da Região.
Risco de granizo no norte do Paraná, na metade oeste de São Paulo, em quase todo Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e de Goiás e no Triângulo Mineiro.
Alerta para temporais Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, oeste do Mato Grosso do sul, leste e norte do Amazonas, leste e sudeste do Amapá.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no nordeste do Rio Grande do Sul. No norte e oeste de São Paulo, centro-sul e oeste do Rio de Janeiro, do sudeste ao noroeste de Minas Gerais, na maior parte do Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso e em boa parte do Maranhão.
Umidade do ar em estado de atenção abaixo dos 30%, quando o ideal para a saúde humana seria a partir de 60%, na fronteira oeste gaúcha e em parte do interior do Nordeste do país.