As lavouras americanas de soja e milho apresentam mais uma redução de qualidade. É o que aponta o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgado nesta terça-feira, 20/06.
Os números mostrados são bem abaixo do que o mercado esperava, que girava na faixa de 57%. Os índices da soja passaram de 59% para 54% e fica abaixo do índice do mesmo período de 2022, que era 58%.
Entre os estados maiores produtores, Illinois apresenta 33% e Iowa está com 56%. O relatório ainda traz dados sobre a germinação da soja: 92% das lavouras já estão neste estágio, que na semana passada estava em 86%.
O mercado esperava uma queda de 58% para o milho. 96% das lavouras de milho já geminaram. Na semana passada eram 93%.
Os campos de milho em boas ou excelentes condições caíram de 61% para 55%. Esse números também se distanciam do mesmo período do ano passado, quando chegou a 70%.
A qualidade das lavouras americanas está sendo o centro das atenções no momento e um dos fatores que mais estão influenciando os preços dos cereais no mercado.
Apesar de muito improvável, segundo analistas, uma possível grande quebra na produtividade dos EUA traria valorização das commodities a nível mundial.