Um dos principais programas de avaliação genética de bovinos do país, o PampaPlus está completando 15 anos em 2023. O Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) – PampaPlus – foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte e Geneplus, e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento das duas raças, garantindo carne de qualidade e produtividade para pecuária brasileira.
Segundo o Presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Paulo Azambuja o crescimento anual do programa é uma prova de que os produtores estão se baseando nas avaliações genéticas de seus rebanhos para fazer as suas escolhas técnicas. Em 2022 foi registrado o recorde histórico no número de animais avaliados. No total, foram mais de 21 mil avaliações, um crescimento de 17%. “Outro marco histórico é o crescimento da avaliação de sobreano, um aumento de 34%, o maior desde o início do programa”, ressalta Azambuja.
Já pesquisador da área de genética animal e Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, destaca a importância do programa para aumentar a produtividade do rebanho por meio do melhoramento genético. Ou seja, de que forma aproveitar da melhor forma possível os recursos existentes em uma propriedade, resultando em ganhos de produtividade e de qualidade da carne. "Por meio do melhoramento animal podemos, por exemplo, incrementar várias características de interesse econômico no rebanho, possibilitando ao produtor aumentar sua produtividade com os mesmos recursos que dispõe", destaca Cardoso.
Em 2022 também foi registrado o crescimento de 16% de novos usuários, chegando a 80 propriedades ativas e o aumento de 7% na avaliação de desmame. “O PampaPlus, mais uma vez, nos apresentou números muito satisfatórios, mostrando que é um programa que está consolidado e que tem muito a crescer, sempre buscando trazer mais produtividade para os nossos criadores” comentou Natacha Lütthojann, Coordenadora do Programa pela ABHB e Superintende do Registro Genealógico. Para Fernando Cardoso, o volume de animais avaliados por ano e uma maior base de dados, gera maior consistência genética e acurácia nas avaliações, garantindo ao criador, que irá utilizar a avaliação para se orientar, maior credibilidade e confiança nos dados gerados pelo programa.
Com tecnologia de melhoramento animal mundialmente reconhecida, o PampaPlus está disponível a todos os criadores de Hereford e Braford e visa analisar o desempenho genético dos rebanhos. Assim, a avaliação genética do PampaPlus fornece aos criadores a utilização da informática e ferramentas de ágil manuseio que os permitam direcionar seus trabalhos de melhoramento, fazendo com que alcancem seus objetivos com maior rapidez e eficiência. “O programa oficial ABHB tem caminhado e evoluído a cada ano, com mais criadores participando e, em consequência, o número de animais sendo avaliados crescendo, o que também nos deixa bastante satisfeitos no sentido de quanto maior for a nossa base avaliada mais largos serão os nossos passos de animais geneticamente superiores”, pontua Azambuja.
Além de utilizar tecnologias já reconhecidas, o PampaPlus investe também em inovações, visando oferecer maior facilidade e acesso aos produtores das ralas Hereford e Braford. Em 2015, por exemplo, foi lançado o PampaPlusnet, uma ferramenta web desenvolvida com intuito de minimizar erros na base de dados, auxiliar na coleta e armazenamento das informações relacionadas. Em 2019 a ferramenta PampaPlusnet foi disponibilizada para todos os associados da ABHB. “O PampaPlusnet além de oferecer o sumário on-line atualizado, oferece toda parte de envio escrituração de registro e avaliações para catálogo de remate, uma ferramenta importante para os criadores na hora da produção dos catálogos”, destacou Natacha.
O objetivo desse sistema foi agilizar o cadastramento das informações geradas a partir dos dados coletados a campo quanto as escriturações zootécnicas e avaliações genéticas dos bovinos da raça Hereford e Braford para serem enviadas ao setor de registro genealógico e ao programa de avaliação genética PampaPlus.