Foi o primeiro encontro na nova gestão da atual Diretoria Executiva com as lideranças representativas que serão responsáveis por discutir as demandas dos segmentos do agro na CNA em 2022.
Na abertura, João Martins falou das suas expectativas em relação ao trabalho das comissões e destacou a importância dos colegiados na defesa dos interesses dos produtores rurais e no fortalecimento da representatividade dos setores específicos da agropecuária.
Segundo ele, um dos pontos fundamentais que os presidentes e vices devem ter é o compromisso com o segmento em que atuam.
Em seguida, os novos integrantes se apresentaram e falaram um pouco sobre desafios e perspectivas de atuação.
Na sequência, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou sobre algumas demandas prioritárias para o setor, como a retomada de contratação de crédito para o Plano Safra atual (2021/2022), por meio do PLN 1/2022 (que prevê R$ 868,5 milhões para equalização de juros), além da busca por recursos para o Plano safra 2022/2023, da garantia orçamentária para o seguro rural, e das propostas da Jornada CNA – Eleições 2022 para os candidatos à Presidência da República.
A CNA definiu os novos presidentes e vice-presidentes das Comissões Nacionais em março. Os colegiados são vinculados à Diretoria Técnica da CNA e, além dos presidentes e vice-presidentes, são compostas por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados, por entidades civis e por assessores técnicos.
As comissões são consideradas as “caixas de ressonância” das demandas dos produtores rurais atuando junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além de representar os interesses dos agricultores e pecuaristas em fóruns, audiências e congressos no Brasil e no exterior.
Participaram da reunião os diretores José Mário Schreiner (GO), José Zeferino Pedroso (SC), Mário Borba (PB), Muni Lourenço (AM), o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, presidentes e assessores técnicos das comissões.