O inverno chegou definitivamente à região Sul. Apesar de oficialmente começar somente no próximo dia 21 de junho, a frente fria que avança pela região no final de semana vai espalhar nuvens carregadas e trazer muita chuva sobre o Rio Grande Do Sul, Paraná e Santa Catarina. É o que informam os meteorologistas do Climatempo e do AgroClima, que prevêem ainda tempo úmido predominarndo por vários dias e o declínio da temperatura nos três estados.
Neste sábado, (27) está previsto chuva de moderada a forte intensidade sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no oeste e sul do Paraná.
Já no oeste gaúcho, na região do Planalto e das Missões, nas Serras Gaúcha e Catarinense, assim como no centro e no oeste de Santa Catarina, há previsão de temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento, e com potencial de acumular volumes consideráveis de precipitação.
Em Curitiba, no centro e leste do Paraná e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, pancadas de chuva são esperadas à tarde e à noite, também por influência da frente fria e de uma área de baixa pressão atmosférica que ganha força sobre o Paraguai.
No domingo (28), a baixa pressão atmosférica ganha ainda mais força e a frente fria avança levando chuva para o estado de São Paulo e também de Mato Grosso, onde a temperatura já deverá sofrer uma queda acentuada. A chuva mais forte e volumosa e com risco de temporais, se concentra nas áreas ao norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Também poderão ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento nestas áreas.
Na parte central do Rio Grande do Sul, o domingo fica nublado, mas ocorrem só chuviscos. Enquanto isso, na região dos Pampas e no sul gaúcho, o tempo fica firme e o frio se destaca. Há previsão de geada na Campanha Gaúcha no dia 28.
Apesar de não haver indicação nas simulações meteorológicas feitas em supercomputadores, há uma pequena possibilidade de ocorrência de precipitação invernal nos pontos mais altos de Santa Catarina entre o fim da noite de domingo (28) e a madrugada de segunda-feira (29).