Apoiadora do agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a prefeita Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil) da cidade de Carlinda (MT), município fica a 724 quilômetros de Cuiabá, capital do Mato Grosso, renunciou ao cargo nesta terça-feira, dia 03/01, por conta da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de outubro.
A agora ex-prefeita afirmou que não “compactua com a ideologia” do petista e cumpriu a promessa que já havia sido feita de que renunciaria ao cargo após derrota do ex-presidente nas urnas. A Câmara Municipal de Carlinda afirmou em nota que ela entregou a carta de renúncia na prefeitura às 9h30 desta terça-feira, dia 03/01.
O comunicado ainda informa que Carmelinda tinha concordado em ficar no cargo até o dia 31 de janeiro para que seu sucessor, o vice-prefeito Pastor Fernando Ribeiro (PSC), possa assumir após "período adequado de transição". Carmelinda foi eleita em 2016 e reeleita em 2020, quando obteve mais de 90% de aprovação, conquistando 4.646 votos da população de Carlinda.