INÍCIO AGRICULTURA Geral

Preço das commodities e política de juros devem refletir nos negócios da AgroBrasília


Publicado em 26/05/2023

Diferente do cenário observado na edição anterior, um clima de incerteza paira sobre os negócios da AgroBrasília 2023. Feira iniciada no dia 23 deste mês com encerramento neste sábado, dia 27. O evento é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal.

Em entrevista concedida ao Portal Rural News, o coordenador geral da AgroBrasília, José Guilherme Brener, admite uma realidade diferente em relação à expectativa de negócios, apesar de reforçar ser prematura qualquer constatação antes do fechamento dos números finais.

“A expectativa de comercialização dos expositores é incerta. Na edição passada, os negócios consolidados movimentaram a cifra de R$ 4,5 bilhões. Esse ano, temos uma realidade de preços no campo um pouco diferente e de juros. Da mesma forma, impacta muito”, disse Brener, ao Rural News.
Algodão ocupa espaço e tem potencial para crescer até 1000% no Maranhão De acordo com ele diante do atual cenário, é considerado precoce quanto e qual o valor de negociação prevista. O certo é: várias são as novidades nos 562 estandes da AgroBrasília que os produtores poderão desfrutar até este sábado.

Todos os anos, temos novidade. Essa postura já faz parte do negócio deles. De maneira geral, cada um apresentará o seu diferencial.
José Guilherme Brener Além disso, Brener chama a atenção para o Espaço Pulse, com novas cultivares e plantas como o grão de bico, lentilha, ervilha e gergelim, possibilidades salutares de diversificação. “É uma boa alternativa em busca de um nicho novo de mercado”.

José Guilherme Brener, coordenador geral da AgroBrasília Quanto à expectativa de público nos cinco dias de AgroBrasília, deve superar um pouco os 130 mil visitantes contabilizados na edição 2022.

A feira conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) e a Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA-DF).
Brasil registra atraso nas negociações dos fertilizantes, segundo estudo da StoneX

Como tudo começou

A AgroBrasília surgiu do sonho dos agricultores de uma das regiões produtivas mais tecnificadas do Brasil. Implantada em 1977, o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) foi integrado por produtores do Sul do país. Onde transformaram o lugar num recordista de produtividade agrícola.

Contudo, o acesso aos avanços tecnológicos disponíveis no mercado ainda era difícil, mesmo após décadas de fundação da Coopa-DF.

https://youtu.be/6_DBQlUYoug Assim, em 2007, a prioridade da diretoria da cooperativa, era facilitar a vida dos associados e de todos os agricultores de uma macrorregião. Dando-lhes condições de instrumentalizar-se com as mais adequadas tecnologias para viabilizar a produção, reunindo em um único local, diversas empresas de diferentes ramos do agronegócio.
No ano em que a Coopa-DF completou 30 anos, foi colocada em prática a ideia de realizar uma feira de agronegócio que demonstrasse todo o desempenho e sucesso da região.

Nesse contexto surgiu a AgroBrasília. Realizada desde 2008, a feira apresenta resultados e números superlativos a cada nova edição.

A AgroBrasília é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Ela serve principalmente como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e mas também tem um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo.

Com produção histórica acima de 15 milhões de toneladas, safra da soja em MS aumenta 72,65% em relação ao ciclo anterior Dia ensolarado no AgroBrasilia 2023
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.