O plantio de milho segunda safra 22/23 atingiu 3,9% da área estimada no Brasil. Os dados correspondem ao dia 28/01 do relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em igual período do ano passado, os trabalhos de semeadura haviam sido concluídos em 14,5% da área. Já o milho primeira safra está com 7,8% da área colhida no país, de acordo com o boletim semanal da Conab de 30/01.
No Rio Grande do Sul, as chuvas irregulares diminuem a eficiência dos tratos culturais, em especial as aplicações de fertilizantes nitrogenados, além de prejudicar o desenvolvimento das lavouras. A colheita avança, com produtividades variando dentro da mesma região, com tendência de redução.
No Paraná, a maior parte das lavouras se encontram com bom desenvolvimento. A colheita iniciou-se na região sudoeste. Em Santa Catarina, a maior parte das lavouras se encontra na fase reprodutiva e em boas condições, porém observa-se o aumento populacional da cigarrinha.
Em São Paulo, mesmo diante do alongamento do ciclo, devido às baixas temperaturas de dezembro, as lavouras estão em boas condições. Em Minas Gerais, a maioria das lavouras está completando o enchimento de grãos e com boas expectativas de produtividade devido às condições climáticas favoráveis. Em Goiás, o bom regime de chuvas favorece o desenvolvimento das lavouras.
Na Bahia, as lavouras apresentam excelente desenvolvimento, mas há registros de aumento de ocorrência de lagartas. No Piauí, a semeadura nas áreas de alta tecnologia foi finalizada e as lavouras apresentam bom desenvolvimento.
Para esta semana as previsões indicam que a atuação de corredor de umidade no interior do Brasil e um sistema de baixa pressão atmosférica próximo a costa do Sudeste vão organizar instabilidades mais intensas entre o Sudeste, Centro-Oeste e Paraná. Estão previstos volumes de 50 a 70mm de chuva sobre áreas produtoras do sul e triângulo Mineiro, de São Paulo, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul e do norte do Paraná.
Nas áreas produtoras do cerrado mineiro e goiano e em Mato Grosso as chuvas serão mais isoladas e com volumes moderados, em torno de 30mm estão previstos ao longo dos próximos 5 dias. No Matopiba são esperadas chuvas mais expressivas, entre 70 e 100mm no norte do Maranhão e norte do Piauí, enquanto na Bahia o tempo seco vai predominar ao longo da semana.
Já, no Rio Grande do Sul são esperados episódios de chuva na segunda metade da semana, que devem se espalhar sobre grande parte das áreas produtoras, mas devem ser passageiros e com baixos volumes. Devem trazer apenas alívio pontual para algumas lavouras.
Fonte: Climatempo