Uma forte onda de frio se aproxima do Brasil e promete trazer temperaturas extremamente baixas, que podem quebrar recordes em várias capitais. O sistema deverá puxar uma massa de ar gelada nos próximos dias, com destaque para o Rio De Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.
O Rio de Janeiro pode registrar temperaturas recordes durante o fim de semana. No sábado, a cidade pode ter a menor máxima do ano, com previsão de 19ºC. No domingo, a mínima pode ser de 12ºC, também a menor do ano. O recorde atual de mínima é de 11,9°C, registrado em 20 de julho, e de máxima é 21,1°C, em 1º de julho. A última vez que o Rio teve uma máxima menor ou igual a 19ºC foi em 19 de julho de 2017, com 18,4ºC.
Uma forte onda de frio se aproxima do Brasil e promete trazer temperaturas extremamente baixas, que podem quebrar recordes em várias capitais. O sistema, que já está se deslocando nesta quinta-feira em direção à faixa central do país, deverá puxar uma massa de ar gelada nos próximos dias, com destaque para o Rio De Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.
Em São Paulo, o frio também será severo, com chances de quebra de recorde de mínima tanto no sábado quanto no domingo. A menor mínima do ano até agora foi de 10,4°C, registrada em 29 de maio. Para este sábado, a previsão é de 9ºC, e no domingo, de 7ºC.
Curitiba, que já registrou 2,6°C em 30 de junho, pode enfrentar ainda mais frio neste sábado, com previsão de 2ºC, o que poderá ser a menor mínima do ano.
Em Florianópolis, a menor mínima deste ano foi de 6,5°C, em 1º de junho. A previsão para este sábado é de 6ºC, o que pode estabelecer um novo recorde para 2024.
Em Campo Grande, a menor mínima do ano foi de 9,0°C, registrada em 16 de julho. No entanto, a previsão para este sábado é de 6ºC, o que pode estabelecer um novo recorde.
Outro ponto importante desta onda de frio será o comportamento das temperaturas durante a noite. O deslocamento lento do sistema favorecerá mínimas noturnas, o que não é comum, pois geralmente as mínimas ocorrem entre a madrugada e o início da manhã.