O inverno chegou definitivamente ao Brasil. Apesar de começar oficialmente somente no próximo dia 21 de junho, o frio é o destaque desta semana no Brasil. As baixas temperaturas vão desde o Rio Grande do Sul até o sul da Região Norte do Brasil.
Segundo reportagem da jornalista Angela Ruiz, do Climatempo, referência em previsão climática, uma forte e grande massa de ar frio, de origem polar, avança sobre o país no decorrer desta semana deixando os últimos dias do outono gelados.
As temperaturas ficam baixas nas Regiões Sul e Centro-Oeste e em parte do Sudeste. No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas ocorre o que chamamos de friagem, quando o ar frio de origem polar chega ao sul da Região Norte.
Nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), temperaturas máximas abaixo dos 13°C devem ser observadas ao longo do dia no estado de Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e no oeste e sul do Mato Grosso do Sul.
Por conta do ar muito frio e do céu sem nuvens, há previsão de geada no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul no início da terça e da quarta-feira (14). A Campanha Gaúcha já teve geada nesta segunda-feira (12), com temperatura de -1,7°C em Quaraí e de -1,1°C em Bagé, as menores do Brasil neste dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia .
Além disso, há também a possibilidade de chuva congelada no decorrer da terça-feira nas serras gaúcha e catarinense.
A friagem no sul da Região Norte deve ocorrer até sexta-feira, 16 de junho, com previsão de temperaturas um pouco abaixo dos 10°C. Para a região de Vilhena, no sul de Rondônia, a previsão é de temperaturas entre 8°C e 10°C.
Já o frio no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste deve persistir também ao longo da próxima semana.
Muitos recordes de menor temperatura do ano devem ser registrados esta semana no Brasil por causa desta intensa onda de frio. As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco devem registrar novos recordes de menor temperatura em 2023 e menor temperatura máxima, até agora.
Nesta segunda-feira, Porto Alegre teve duplo recorde de frio, com temperatura mínima de 7,3°C e máxima de 14,7°C. Campo Grande registrou a menor máxima do ano, com marca de 20,5°C.