Uma frente fria está no litoral do Espírito Santo associada a grandes áreas de instabilidade sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. A bacia do rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, está em alerta de inundação, segundo o Serviço Geológico do Brasil. O rio Doce transbordou em Linhares (ES).
Outras áreas de nuvens carregadas crescem no Norte e no Nordeste com o predomínio de ar quente e úmido
A zona de convergência intertropical (ZCIT) enfraqueceu atividade sobre o Norte e o Nordeste do Brasil
Uma massa de ar seco influencia o Sul do Brasil e avança sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.
Uma massa de ar quente ainda mantém as temperaturas acima do normal no Rio Grande do Sul.
Calor no Brasil
Rio Grande do Sul foi novamente o estado mais quente no Brasil ontem, 24/01.
Confira as 5 maiores temperaturas no Brasil em 24/1/2023, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia
1 - Uruguaiana (RS): 40,7°C
2 - Quaraí (RS): 40,3°C
3 - São Borja (RS): 39,7°C
4 - Alegrete (RS): 39,3°C
5 - São Luiz Gonzaga (RS): 38,8°C
Região Sul
O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva. Quase toda a Região tem um dia com muito sol, quente e sem chuva. Algumas pancadas de chuva e raios podem ocorrer à tarde e à noite no noroeste do Paraná, no oeste do Rio Grande do Sul e na serra gaúcha e catarinense. Chove à noite de forma isolada no litoral catarinense
O calor permanece intenso sobre o Rio Grande do Sul, com temperaturas que podem chegar aos 40°C.
Região Sudeste
Uma frente fria está no litoral do Espírito Santo e estimula áreas de instabilidade sobre este estado, Minas Gerais e Rio De Janeiro. Esta quarta-feira ainda é de muita chuva para todas as regiões capixabas com risco de alagamentos e enchente. No centro, norte e leste de Minas Minas Gerais e no Norte/Noroeste do Rio de Janeiro também chove em grande parte do dia e pode chover forte.
No Triângulo Mineiro, no Sul de Minas e nas demais áreas do interior do Rio de Janeiro e no norte de São Paulo, o sol aparece e ocorrem algumas pancadas de chuva à tarde e à noite
No oeste, centro-sul e leste de São Paulo, dia com sol e algumas nuvens, mas sem chuva.
Região Centro-Oeste
O ar quente e úmido predomina sobre a Região Centro-Oeste do país e nuvens carregadas crescem sobre a Região. Há condições para pancadas de chuva com raios sobre a maioria das áreas da Região. O sol predomina o dia todo apenas no sul de Mato Grosso do Sul. As demais áreas de Mato Grosso do Sul, na maioria das regiões de Mato Grosso e Goiás, o sol aparece e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. No norte de Goiás e de Mato Grosso e no e Distrito Federal, o dia é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade crescem sobre a Região Nordeste do Brasil. Há condições para pancadas de chuva em quase toda a Região.
O tempo fica firme, com sol e sem chuva no nordeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, no Agreste de Pernambuco e região central da Paraíba. No litoral central e norte da Bahia, no leste de Pernambuco, da Paraíba e no Rio Grande do Norte, o dia é com muito sol e chuva passageira. No restante do Nordeste, ocorrem períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Atenção para o risco de raios e chuva intensa sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, sertão do Pernambuco, para o oeste da Bahia e para o Vale do São Francisco.
Região Norte
Muitas áreas de instabilidade crescem sobre o Norte do Brasil. Quase toda a Região tem muita nebulosidade, períodos com sol e fortes pancadas de chuva com raios. Chove várias vezes no decorrer do dia e há risco de chuva forte na maior parte da Região Norte
Quarta-feira com sol e sem chuva em Roraima e no norte do Amapá
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Palmas e Porto Velho.
Aviso especial: perigo para temporais e chuva volumosa, com potencial para alagamentos e enchentes na região no centro e sul do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, e no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais
Alerta para temporais no no norte do Espírito Santo, no centro, oeste, norte e leste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no sul de Rondônia, no leste do Amazonas, no Pará (exceto no noroeste do estado), no oeste e norte do Tocantins, no sul do Maranhão, centro-norte do Piauí, norte e oeste do Ceará
Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de vento na divisa do norte de São Paulo com Minas Gerais, na Zona da Mata de Minas, no extremo norte e oeste de Mato Grosso do Sul, em Rondônia (exceto no sul do estado), no centro, sul e oeste do Amazonas, noroeste do Pará, no Amapá (exceto no norte do estado), ni centro, leste e sul do Tocantins, no Oeste e Sul da Bahia, no Vale do São Francisco, no sertão de Pernambuco, no Ceará, no centro e sul do Piauí, no Maranhão (exceto no sul do estado)
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade no ar entre 21% e 30% no interior do Rio Grande do Sul, no centro e oeste de Santa Catarina e sul/sudoeste do Paraná.