Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as exportações de carne bovina do estado de Mato Grosso foram recorde nos primeiros cinco meses de 2023. O valor é 1,49% acima do registrado no mesmo período do ano passado.
O relatório divulgado nesta semana compila dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Seviços (MDIC) e mostra que o volume de exportação de carne bovina total do estado de janeiro a maio foi de 245,96 mil toneladas equivalente carcaça.
O interessante é que a alta no volume de carne bovina exportada por Mato Grosso no ano contrasta com a queda de 8% nas exportações totais de carne bovina do Brasil de janeiro a maio.
Outro ponto a se analisar é que o recorde de exportações de Mato Grosso ocorreu apesar da suspensão das vendas brasileiras de carne bovina para a China. O problema do possível caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Pará paralisou por cerca de um mês as exportações.
Mesmo com queda, a China continua sendo a maior compradora de carne do Mato Grosso. Segundo o relatório, a participação da China no volume total de exportações de carne bovina mato-grossense caiu para 45,04% em 2023, de 49,67% em 2022, mas o país asiático manteve-se como o maior importador do produto.
O segundo maior comprador da carne bovina do estado é o Egito, que elevou as importações em 35,9%, aumentando sua participação no total exportado por Mato Grosso em 2,51 pontos percentuais em relação a 2022.
Fonte: Carnetec