Os contratos negociados com soja na CBOT iniciaram a semana, na manhã de segunda-feira, dia 28/11, em leve queda – de 4 cents -, a U$ 14,32/janeiro. Na semana passada houve ganhos moderados, na faixa de 1%. O mercado segue atento às restrições impostas pelo governo chinês para combater o aumento de casos de covid, o que tende a reduzir os níveis de atividade econômica. Inconformados, em diversas cidades os chineses estão saindo às ruas em protestos contra a política de tolerância zero promovida pelo governo.
As exportações norte-americana de soja somam, na temporada, 36,6MT, ante 36,1MT do mesmo período do ano passado. Já, os embarques chegam a 16,9MT, contra 18,7MT do mesmo intervalo da estação anterior. Os dados são do USDA.
O plantio da safra brasileira de soja chega a 87,3%, ante 90,6% do mesmo ponto do ano passado e 85,7% de média histórica. Os dados fazem parte do levantamento semanal realizado pela consultoria Safras & Mercado. No MT e MS os trabalhos estão finalizados; no PR chega a 97%; MG, 92%; GO, 91% e RS, 61%. A área é estimada em 43,74MH, aumento de 3,7% sobre o ciclo anterior. A colheita é esperada em 154,5MT, 21% a mais no comparativo com as 127,5MT da temporada passada.
A formação do preço doméstico segue postada nos níveis de paridade de exportação, apesar da temporada já estar avançando pela entressafra. O câmbio segue apresentando muita volatilidade, diante das indefinições do novo governo sobre os nomes para a área econômica.