Segundo dados da Scot Consultoria, através de monitoramento da ociosidade mensal dos frigoríficos, os abates em janeiro deste ano foram maiores quando comparados com o mesmo período do ano passado. Números da consultoria apontam que a ociosidade mensal dos frigoríficos em janeiro foi de 28,2%, enquanto em janeiro de 2022 foi de 35,9%, ou seja, uma queda de 7,7 pontos percentuais. Em janeiro de 2022, segundo os dados parciais do IBGE, foram abatidas cerca de 2,26 milhões de cabeças de bovinos. Os dados referentes a janeiro de 2023 serão divulgados provavelmente apenas no meio desse ano.
Segundo Alcides Torres, analista da Scott Consultoria, a cotação sobe quando a oferta desce, ou quando a demanda aumenta. "Se a pergunta for feita pensando no comportamento da cotação em janeiro, pode-se dizer que o mercado está reagindo. O consumo com a volta às aulas aumentou e em função dos preços frouxos a oferta de boiadas caiu", salienta. Considerando o comportamento da cotação da arroba do boi gordo em janeiro, o mercado já vem se recompondo, segundo Alcides.
Neste ano, provavelmente o valor da arroba vai se manter nos próximos dias após o Carnaval, sugundo Torres. "Na semana que antecedeu o carnaval a indústria pagou mais pelo boi gordo. No mercado atacadista a cotação também subiu, revelando maior procura pelo varejo. Após o carnaval, na quinta e na sexta, coincidindo com final de mês e pós feriado, a probabilidade é de que manutenção", afirma o analista. Porém ele ressalta que será preciso ver se a oferta de rebanhos também não será menor.