INÍCIO AGRICULTURA Geral

Mercado bovino está reagindo em janeiro com aumento de consumo, segundo a Scott Consultoria

Números da Scott Consultoria apontam que a ociosidade mensal dos frigoríficos em janeiro foi de 28,2%, enquanto em janeiro de 2022 foi de 35,9%, ou seja, uma queda de 7,7 pontos percentuais. Em janeiro de 2022, segundo os dados parciais do IBGE, foram abatidas cerca de 2,26 milhões de cabeças de bovinos.

Segundo dados da Scot Consultoria, através de monitoramento da ociosidade mensal dos frigoríficos, os abates em janeiro deste ano foram maiores quando comparados com o mesmo período do ano passado. Números da consultoria apontam que a ociosidade mensal dos frigoríficos em janeiro foi de 28,2%, enquanto em janeiro de 2022 foi de 35,9%, ou seja, uma queda de 7,7 pontos percentuais. Em janeiro de 2022, segundo os dados parciais do IBGE, foram abatidas cerca de 2,26 milhões de cabeças de bovinos. Os dados referentes a janeiro de 2023 serão divulgados provavelmente apenas no meio desse ano.

VAI HAVER ALTA DO PREÇO DO BOVINO?

Segundo Alcides Torres, analista da Scott Consultoria, a cotação sobe quando a oferta desce, ou quando a demanda aumenta. "Se a pergunta for feita pensando no comportamento da cotação em janeiro, pode-se dizer que o mercado está reagindo. O consumo com a volta às aulas aumentou e em função dos preços frouxos a oferta de boiadas caiu", salienta. Considerando o comportamento da cotação da arroba do boi gordo em janeiro, o mercado já vem se recompondo, segundo Alcides.

    CARNAVAL

    Neste ano, provavelmente o valor da arroba vai se manter nos próximos dias após o Carnaval, sugundo Torres. "Na semana que antecedeu o carnaval a indústria pagou mais pelo boi gordo. No mercado atacadista a cotação também subiu, revelando maior procura pelo varejo. Após o carnaval, na quinta e na sexta, coincidindo com final de mês e pós feriado, a probabilidade é de que manutenção", afirma o analista. Porém ele ressalta que será preciso ver se a oferta de rebanhos também não será menor.

    TAGS:
    COMENTÁRIOS

    O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

    Assine nossa NEWSLETTER
    Notícias diárias no seu email!
    Destaques
    Assine nossa NEWSLETTER
    Notícias diárias no seu email!



    Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.