A temporada do pinhão começou e, nesta época do ano, todos já preparam sua receita favorita. A semente da araucária que se tornou tradicional na culinária brasileira é importante para muitas famílias, seja como alimento ou para complementar o orçamento familiar.
Sabendo da importância do pinhão para alimentação e para a economia local e o meio ambiente, a Melhoramentos desenvolveu o projeto Cata do Pinhão. Que abre as portas da Fazenda Levantina até junho para que os moradores vizinhos possam fazer a coleta do pinhão.
Companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário, a Melhoramentos atua em Monte Verde, Camanducaia (SP). Trabalham cultivando eucaliptos para a produção de fibras de celulose de alto rendimento.
VEJA TAMBÉM:
A empresa mantém na região uma área de preservação de 6.581 hectares de mata nativa, abrigando inúmeras espécies da flora e da fauna, além de 695 nascentes d’água.
Nesta época do ano, as araucárias da Fazenda ficam repletas de pinhões. A oferta das sementes supera a demanda da fauna local e possibilita o extrativismo sustentável, auxiliando o fortalecimento do ciclo das araucárias, bem como a regeneração da própria floresta.
Em 2022, cerca de 60 pessoas participaram do projeto. Para fazer a coleta, os moradores precisam ter mais de 18 anos e são previamente cadastrados. Além disso, todos recebem equipamentos de proteção individual e orientação de como proceder dentro da área, tanto do ponto de vista de sua segurança quanto do ponto de vista ambiental.