Os preços da soja (CBOT), voltam a operar no campo negativo nesta quinta-feira, 06/04, com menos 8 cents, a U$ 15,02/maio – ainda pressionados por vendas por parte de fundos e investidores.
Ontem houve queda de 6 cents. Em termos fundamentais, os menores estoques norte-americanos e a perspectiva de menor área estão ofuscados, principalmente pela entrada da safra brasileira e por certa acomodação da demanda.
De acordo com o analista de mercado, Camilo Motter da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR, o final de semana prolongado é outro fator que entra nesta conta. Olhando para frente, o mercado especula sobre como será o ritmo de plantio e a evolução da nova safra norte-americana. A grande questão é a climática e, por enquanto, as projeções de médio e longo prazos se mostram favoráveis.
370,7MT. Esta é a estimativa do departamento agrícola do G-20 para a produção mundial de soja neste ano. Isto representa aumento de 4% sobre as 357,0MT do ciclo anterior. Em relação ao mês anterior houve corte de 12,0MT, refletindo a acentuada quebra da produção argentina.
De acordo com o USDA estimasse a produção global em 375,2MT, ante 358,0MT da temporada passada. O consumo total está avaliado em 371,1MT, aumento de 2,5% sobre as 362,3MT do ano passado.
Os estoques finais devem ter acréscimo de 5%, para 96,0MT. Na próxima terça-feira, o USDA irá promover uma nova atualização destas projeções – no relatório de oferta e demanda referente a abril.
As exportações de soja dos EUA somam até aqui, na temporada, 49,9MT, ante 56,1MT do mesmo período do ano passado. As vendas da última semana foram de apenas 0,16MT. Os embarques somam 45,1MT, ante 44,3MT do mesmo espaço do ciclo anterior. Dados são do USDA.
No mercado interno, as indicações de compra voltaram a ser pressionadas. Todas as variáveis que formam o preço, CBOT, câmbio e prêmios, não prestam qualquer ajuda para uma melhor precificação. Com isto, o ritmo de negócios volta a ficar pouco ativo. Os prêmios nos portos brasileiros afundaram ainda mais e estão indicados na faixa de -100 / -80.
Clima favorece safra de grãos 22/23 estimada em 310 milhões de toneladas
Conheça a doma racional de cavalos, técnica utilizada pelos índios americanos
Conheça a Associação Goiana dos Produtores de Algodão e seu trabalho para melhorar o setor