INÍCIO AGRICULTURA Geral

Matopiba: lavouras estão em boas condições graças às chuvas

Na região do Matopiba, inclusive, há risco para temporais, deixando em atenção principalmente as áreas entre o norte de São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro, Espirito Santo e Goiás onde os acumulados devem ser maiores, podendo resultar em transtornos as lavouras.

Devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que caracteriza um intenso corredor de umidade, nos próximos dias são esperados volumes significativos de chuva entre áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e também na região do Matopiba.

Nessas áreas inclusive, há risco para temporais, deixando em atenção principalmente as áreas entre o norte de São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro, Espirito Santo e Goiás onde os acumulados devem ser maiores, podendo resultar em transtornos as lavouras. Além disso, alguns pontos dessas regiões que os episódios de chuva vem ocorrendo de maneira frequente e volumosa, já se encontram com solo bastante encharcado, deixando o alerta para possibilidade de erosão no solo.

Confira a previsão do tempo para todo o Brasil

Algumas áreas das regiões Norte e Nordeste também estão na área de risco de temporais nesta quinta-feira, incluindo as áreas mais ao sul e leste do Amazonas, Acre, centro-sul do Pará, Tocantins, e também no Matopiba. Sobre o Matopiba especificamente, apesar de em algumas áreas as chuvas fortes paralisarem as atividades em campo, a distribuição e frequência da chuva vem beneficiando a região de uma maneira geral, e as lavouras têm apresentado boas condições de desenvolvimento.

No estado da Bahia inclusive, segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as boas condições climáticas propiciaram o avanço do plantio do algodão e o bom desenvolvimento inicial das lavouras. A expectativa do Clima é boa para a região nesse mês, com períodos intercalados de boa luminosidade e volumes de chuva que garantem a manutenção da umidade no solo, propiciando a fase de enchimento de grãos e maturação das lavouras de soja e também a continuidade do plantio do algodão.

Em grande parte do centro-sul do país, devido à atuação de uma alta pressão, e em algumas áreas no Nordeste, em virtude da influência de um sistema de baixa pressão em altos níveis da atmosfera, a tendência desses próximos dias é de tempo mais seco, mas no centro-sul a partir de meados da semana que vem, um novo sistema deve avançar, causando chuva novamente na região.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.