INÍCIO AGRICULTURA Geral

Mapa apresenta tecnologias de previsão do tempo, agricultura familiar e biofábrica na 18º SNCT

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia termina nesta sexta-feira (10) e teve visita do secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes

Publicado em 13/12/2021

Terminou nesta sexta-feira (10) a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O Mapa participa do evento com estande que apresenta ao visitante informações sobre diversas áreas de atuação da pasta.

Na quinta-feira (9), o secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes, visitou o estande. Na ocasião, o coordenador-geral de Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Mateus Rocha, explicou a importância do Selo Nacional da Agricultura Familiar para agregar valor aos produtos do setor. “O Senaf é uma das ferramentas de tecnologia que temos dentro do ministério, que possibilita a conexão direta entre consumidor e produtor”, disse.

O Selo identifica a origem e as características dos produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil e tem como finalidade promover o fortalecimento da identidade social do segmento perante os consumidores e a população. O Selo pode ser acessado por um QR Code, que informa quem produziu, as características nutricionais e informações comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar. Por meio do Sistema Vitrine da Agricultura Familiar, o consumidor pode conhecer os produtos com identificação, basta acessar o link : https://sistemas.agricultura.gov.br/vitrine/.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz informações sobre o funcionamento das estações meteorológicas espalhadas pelo Brasil e como é feito o monitoramento do tempo e do clima. O visitante também recebe instruções de como baixar e utilizar o aplicativo do Inmet no celular.

Além da previsão de tempo para todo o Brasil, o aplicativo possui informações, em tempo real, de todas as estações meteorológicas do Inmet, imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar. Por meio da ferramenta também é possível acessar o Agromet, plataforma que permite ao agricultor obter informações pontuais sobre a previsão do tempo do local solicitado com até sete dias de antecedência.
“O aplicativo permite que o cidadão saiba as condições do clima no seu município a partir do localizador do seu celular. Isso ajudar a reduzir riscos para o cidadão, principalmente para o produtor rural que tem uma visão geral de clima e tempo”, disse o diretor do Inmet, Miguel Ivan de Oliveira.

Na área reservada para Embrapa, há exposições de parte do acervo da coleção entomológica (de insetos) e mudas de plantas nativas do Cerrado, como baru e pequi, além de sementes de soja, cevada, trigo e milho. 

O visitante pode também conhecer o trabalho desenvolvido pela Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), no decorrer dos anos, no combate à febre aftosa no país, desde o surgimento dos primeiros casos, as ações para controle da doença e o que está em andamento para tornar todo o território nacional livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.
Há ainda um modelo de biofábrica, usada para o desenvolvimento de insumos biológicos, desenvolvida pela SoluBio, empresa de serviços focada em consultorias, assessorias e agricultura de precisão.

Para o secretário Marcos Montes, a presença do Mapa no evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), permite ao público conhecer as ações inovadoras voltadas para o agro. “É um grande prazer participar dessa parceria com o MCTI, isso é importante para o Mapa. A Embrapa está aqui para mostrar aos jovens estudantes a importância da ciência e o que a Embrapa representa para o Brasil. A área da agricultura familiar está apresentando a sociedade as ações do ministério para o pequeno agricultor. É importante também que as pessoas conheçam o Inmet, que presta relevantes serviços”, ressaltou Marcos Montes.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.