De acordo com a Reuters, o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu nesta sexta-feira replantar 1 bilhão de árvores em 10 anos, ou 10% da floresta francesa, depois que os incêndios florestais de verão devastaram grandes áreas do país, especialmente no sudoeste.
Diante do aumento do risco de incêndios em meio à crescente preocupação com o aquecimento global, Macron também anunciou planos de investir 250 milhões de euros para modernizar a frota aérea de combate a incêndios.
Macron fez os anúncios em uma cerimônia no Palácio do Eliseu para homenagear bombeiros, voluntários e autoridades locais que combateram os incêndios florestais de verão. As chamas destruíram 72.000 hectares (180.000 acres), disse ele, seis vezes a destruição média anual do fogo vista nos últimos 10 anos.
Após um verão particularmente quente, a França e a Espanha também estão experimentando temperaturas excepcionalmente quentes neste outono, aumentando a preocupação com as mudanças nos padrões climáticos na Europa.