INÍCIO AGRICULTURA Geral

IBRAFE comemora 17 anos de realizações em prol da cadeia do Feijão


Publicado em 02/06/2023

O Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) está completando 17 anos, todos dedicados à defesa, ao desenvolvimento e ao incentivo da cadeia do Feijão e Pulses no país. Ao longo desses anos, o cenário da produção e comercialização de Feijão no país variou bastante e todas as iniciativas propostas e executadas pelo IBRAFE tiveram o intuito de fortalecer a cadeia. O Instituto reúne os maiores players da cultura do Feijão. São pesquisadores, sementeiros, produtores, corretores, empacotadores, exportadores, gastrônomos, chefs renomados e consumidores. “Juntos facilitamos o acesso ao conhecimento para todos, que geram riqueza crescente, mas, acima de tudo, resultam no sustento da vida de nós brasileiros e, a cada dia, mais e mais seres humanos espalhados nos 5 continentes”, enfatizou o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders.

PNF

Em 2017, o IBRAFE criou o Preço Nacional do Feijão (PNF), que faz a coleta de preços duas vezes ao dia, em cada polo de produção, nas cidades de maior relevância nos cinco estados com maior produção nacional. São monitorados os valores efetivamente praticados, consultando produtores, agrônomos, sindicatos rurais, empresas de planejamento agrícola, bancos, cerealistas, compradores, empacotadores, agentes, corretores e demais envolvidos da cadeia produtiva. Graças ao PNF, todos os envolvidos na cadeia do Feijão puderam ter acesso aos preços reais praticados em todo o país, garantindo a venda a preços justos e melhor planejamento do escoamento da produção. VEJA TAMBÉM: https://youtu.be/sBCsfB5WGOk

Fórum do Feijão

O Fórum Brasileiro do Feijão é o maior evento de Feijão e Pulses da América Latina. Uma oportunidade anual para a cadeia produtiva interagir e evoluir na discussão das alternativas que se abrem ao mercado de Pulses do Brasil. Em sua última edição, em Cuiabá - MT, o evento reuniu mais de 600 participantes durante três dias, com a oferta de conteúdo de alta qualidade distribuído em 30 palestras. Estiveram presentes produtores, pesquisadores, sementeiros, empacotadores e demais players de nove estados brasileiros, além de palestrantes dos Estados Unidos e da Argentina. A 9ª edição do Fórum está programada para 20 e 21 de setembro em Brasília e já é aguardada por grande parte da cadeia no Brasil e outros países.

17 anos de ação

A revolução no setor de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais demanda apoio de diversas frentes, como órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, por meio de um sistema integrado de informações de mercado, organizando cursos, seminários, fóruns, etc. Desde os setores de pesquisa até o consumidor final, o IBRAFE busca fortalecer todos os elos do setor no Brasil. Desde sua criação, o IBRAFE vem promovendo diálogos constantes com o governo; participou da criação da Câmara Setorial e do Conselho do Feijão; faz parte dos comitês da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e do Global Pulse Confederation (GPC), além de acompanhar constantemente os mercados interno e externo. Graças à atuação do IBRAFE, o mercado externo se tornou uma grande oportunidade para os produtores brasileiros escoarem a produção. Foram assinados termos de cooperação com a Índia e com a China, maiores mercados mundiais, além da abertura de negociações com o México e do acordo com a ApexBrasil, para promoção do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais em cerca de 12 países pelo mundo.

O que está por vir

A diretoria do IBRAFE tem a consciência de que faltam pontos cruciais que precisam de atenção, para que seja possível uma evolução e fortalecimento ainda maior do mercado de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais. Os projetos futuros incluem um levantamento detalhado do consumo, a modernização das técnicas de comercialização, maior incentivo à pesquisa para cultivares com mais produtividade e lucro, incentivo ao consumo de Pulses, como Ervilha, Lentilha e Grão-de-bico e por aí vai… Em relação ao mercado externo, o intuito é aumentar o share mundial, focar em pesquisas com países potenciais, trabalhar a inteligência de mercado e defender os interesses dos produtores por meio de acordos comerciais de cooperação. Desde antes da fundação do IBRAFE percebe-se o Feijão como causa social. Por definição, causa social são soluções e projetos que indivíduos ou organizações defendem para combater determinado problema social. Percebemos que as questões são transversais e abrangentes. Vão do pequeno produtor até as grandes empresas do agronegócio. É desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante e dá sentido à vida. O reconhecimento e o agradecimento do IBRAFE vão para cada produtor, empacotador, pesquisador, corretor, consumidor, varejista e chef de cozinha que têm apoiado o Instituto e, em especial, ao Clube Premier, composto de produtores e empresas que mantêm com suas contribuições o IBRAFE. Portanto: “Viva o Feijão do Brasil!”
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.