A hidroponia pode ser uma boa alternativa de renda para quem deseja investir no cultivo de hortaliças. As vantagens do sistema são a economia de água, a redução no uso de agrotóxicos e a produção de alimentos de alta qualidade.
Edwardo Tanabe, especialista em hidroponia, explica que "a técnica consiste na ciência de cultivar plantas sem solo, em equipamentos fixos que apoiam as raízes e solução nutritiva balanceada, que contém água e os nutrientes essenciais para cada cultura".
Para implementar o sistema é preciso se atentar aos materiais, as estruturas de cultivo, que varia conforme o sistema utilizado, ter água de boa qualidade e adubos comprados em casas especializadas para não correr o risco de usar adubos inadequados. além disso, é preciso um local para abrigar todos os materiais e o mais recomendado é uma estufa agrícola.
Segundo Tanabe fundamental ter conhecimento na área. "Oriento a todos os produtores a evitarem montar o sistema sem antes fazer um curso de hidroponia. É bom procurar sempre orientação profissional para se investir na técnica e entrar no negócio de uma maneira segura", afirma.
Ele explica que o consumo de variedades como alface, rúcula e tomates era menor antes da chegada da hidroponia no Brasil, o que comprova que produtos hidropônicos abrem mercados de consumo.
A implementação da hidroponia absorve completamente os produtores, e geralmente duas pessoas empenham as funções necessárias para o sucesso do negócio.
Ter em vista que o envolvimento é crucial pode garantir excelentes resultados, pois há muito trabalho artesanal na montagem do sistema, que se estende conforme os aprimoramentos e ampliação das estruturas.
Uma das grandes vantagens é que a hidroponia se adapta a qualquer local ou formato de terreno, logo, as estruturas de cultivo podem ser montadas de acordo com o espaço disponível. Hortaliças de fruto (tomate, berinjela, pimentão, quiabo, pepino e morango) se adaptam melhor em sistemas com substrato (areia média ou grossa, fibra de coco e tantos outros).
As folhosas são mais utilizadas em sistemas sem substrato, pois a colheita ocorre com a raiz mais limpa, dispensando a lavagem da mesma.
Um gerador de energia é fundamental para horticultores que optarem pelo sistema NFT (cultivo em canos ou canais de cultivo), que depende muito da energia elétrica. Assim se impedem as possíveis perdas na produção.
O produtor tem que avaliar as suas possibilidades de investimento, começando com uma produção menor, o que o aliviará da preocupação com os custos.
"A hidroponia se encaixa muito bem no texto da agricultura familiar em relação à mão de obra, devido ao comprometimento no manejo e cuidados diários que são necessários para o sucesso na produção hidropônica", afirma Tanabe.