O governador Ronaldo Caiado (UB) esteve presente, na manhã desta segunda-feira (27), na abertura do Tecnoshow, que acontece até o dia 31 de março em Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás.
A presença de Caiado no evento marcou a tentativa de reaproximação com o setor do agronegócio do Estado, que ficou comprometida após a polêmica aprovação da taxação do agro no Estado.
A cerimônia de abertura da feira contou com a presença de todos os órgãos e unidades do Estado ligados ao agro, além de parlamentares e da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado.
Caiado fez questão de exaltar os números de produção de grãos em Goiás, que saltou de 11 milhões de toneladas, registrado há 20 anos, para as atuais 30 milhões de toneladas. Também apontou o aumento na produção geral do país, de 60 milhões para 300 milhões de toneladas.
"Esses números mostram não só a força do agronegócio, mas as potencialidades do setor para a Economia goiana e brasileira", afirmou o governador em seu discurso Ele também ressaltou os investimentos do governo de Goiás para que haja a expansão em algumas áreas de fronteira, como o Vale do Araguaia e o Vão do Paranã, localizado no Nordeste goiano.
Ronaldo Caiado anunciou também que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai autorizar empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural.
Segundo o governador, sua gestão está dando condição para que o Estado avance. "A agricultura tem uma característica ímpar: deixa renda em cada município onde tem um produtor, melhora a atividade econômica e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o Caiado.
Durante sua visita à Tecnoshow Comigo, o governador Ronaldo Caiado assinou com decreto que torna Rio Verde a capital simbólica do estado durante a realização da feira. O Governo de Goiás está presente no evento, que continua até sexta-feira (31/3), com promoção de palestras, atendimento direto ao produtor e oferta de serviços em linhas de crédito, assistência técnica, entre outros. As atividades estão sendo realizadas no estande montado em conjunto com a Prefeitura de Rio Verde.
A expectativa da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) – organizadora do evento – é receber mais de 130 mil visitantes. Na edição passada, o volume de negócios gerados ultrapassou R$ 10,6 bilhões.
“O produtor acreditou, investiu e vai continuar investindo em conhecimento. E é isso que a cooperativa prega”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antônio Chavaglia.
Segundo o prefeito do município, Paulo do Vale, durante o período da feira, o evento injeta cerca de R$ 100 milhões na economia do município de Rio Verde.
Duas variedades de soja convencional serão lançadas na Tecnoshow Comigo
CNA questiona bloqueio de Crédito Rural do BNDES
Cerca de mil animais serão expostos na Tecnoshow Comigo 2023