Segundo o Climatempo, neste fim de semana áreas da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) espalharão muita nebulosidade e provocam chuva volumosa em vários estados do do Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil e também no norte de Minas Gerais.
Este é o segundo episódio de ZCAS da primavera de 2022. Este é um fenômeno típico do fim da primavera e do verão no Brasil e é caracterizado por um forte e persistente corredor de umidade que se estende do Norte ao Sudeste e Nordeste do Brasil.
Além disso, uma nova frente fria avança pelo litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira e vai ajudar a formar nuvens de chuva sobre o Sul do Brasil.
Região Sul
Sexta-feira com sol e sem previsão de chuva no norte e noroeste do Paraná, no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. O litoral sul gaúcho pode ter pancadas de chuva fracas a qualquer hora, mas o sol aparece. No restante da Região Sul, incluindo as capitais, a passagem de uma frente fria aumenta a nebulosidade e, junto com o calor, provoca pancadas de chuva com raios.
Ainda há condições para chuva na reserva biológica do Taim, no litoral sul do Rio Grande do Sul, mas a tendência é de chuva fraca.
Região Sudeste
Áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muita chuva nesta sexta-feira no extremo norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Nas áreas ao centro-norte e leste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas o sol aparece.
Nas demais áreas do Espírito Santo, do Rio De Janeiro, de Minas Gerais, no norte e leste de São Paulo, incluindo as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. , dp CAS provocam muita chuva no decorrer do dia no norte/nordeste Sexta-feira com sol e algumas nuvens no centro e oeste de São Paulo.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul deixam muita nebulosidade e chuva sobre quase todo o Centro-Oeste do Brasil. Há risco de raios e de chuva forte na maioria das áreas da Região, incluindo as capitais Cuiabá, Goiânia, Brasília e Campo Grande. Dia com sol e tempo seco no sul e no leste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre grande parte do Nordeste. Quase toda a Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva. Há risco de raios no Maranhão, Piauí e Bahia. O tempo fica chuvoso na divisa da Bahia com Minas Gerais.
O sol forte e o tempo seco predominam no interior de Sergipe e de Alagoas, no Agreste de Pernambuco, sertão e Agreste da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte e do Ceará.
Região Norte
Áreas de instabilidade da ZCAS atuam sobre o Norte do Brasil. Grande parte da Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios e de chuva forte. A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o Tocantins, no sul do Pará e do Amazonas e em Rondônia. O sol predomina no extremo norte de Roraima.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Palmas, Belém, São Luís, Teresina e Salvador
Alerta para temporais na divisa de Minas Gerais com a Bahia, no sul da Bahia, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no centro e leste do Acre, no norte do Amapá, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no sul do Tocantins.
Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes em Minas Gerais, exceto no centro e leste do estado, no centro-sul do RIo de Janeiro, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba (em SP), na divisa de Minas Gerais com São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, no centro e nordeste de Mato Grosso do Sul, no oeste do Acre, no Amazonas (exceto no extremo norte do estado), no Pará, no Amapá (exceto no norte e sul do estado), no Tocantins, na Bahia (exceto no sudoeste e sul do estado), centro-norte do Maranhão e do Piauí e no sertão de Pernambuco.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade no ar entre 11% e 20% no oeste do Rio Grande do Sul.
Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% no interior da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, no sul do Rio Grande do Norte e no sul do Ceará, no noroeste do Paraná, oeste de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul