Uma frente fria avança do Rio Grande do Sul para Santa Catarina e muitas nuvens se espalham sobre a Região Sul. Além disso, esta frente fria aumenta também a nebulosidade sobre algumas áreas de Mato Grosso do Sul. Ventos quentes vindos do Norte do Brasil ajudam a intensificar as áreas de instabilidade sobre a Região Sul.
De acordo com pesquisadores do Climatempo uma grande massa de ar seco está sobre o Brasil e deixa quase todo o país praticamente sem nuvens e sem condições para chuva.
Algumas nuvens carregadas crescem na parte norte da Região Norte do Brasil, onde há muita umidade de calor, e também pelo litoral do Nordeste onde há muita umidade concentrada
Uma frente fria avança para o litoral de Santa Catarina provocando muita nebulosidade sobre várias áreas do Sul do Brasil. No extremo sul gaúcho, região de Santa Vitória do Palmar, no centro-oeste catarinense, no sul e oeste do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não deve chover.
Na Grande Porto Alegre, no centro, leste e sul/sudoeste gaúcho, chove na maior parte do dia. No norte e no oeste do Rio Grande do Sul, chove a qualquer hora, mas o sol pode aparecer de vez em quando. Há risco de chuva forte no Rio Grande do Sul.
O litoral sul de Santa Catarina tem períodos com sol e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, o tempo fica firme, com sol e algumas nuvens
Mais um dia ensolarado e seco em praticamente toda a Região Sudeste. Uma grande massa de ar seco que está sobre o Brasil influencia o Sudeste e deixa a umidade do ar baixa, inibindo o crescimento das nuvens. Não há previsão de chuva para nenhuma área da Região. O dia ainda amanhece frio, mas faz calor à tarde na maior parte da Região.
Pode gear ao amanhecer nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
Uma grande massa de ar seco influencia o interior do Brasil e deixa todo o Centro-Oeste praticamente sem nebulosidade. A maioria das áreas da Região tem mais um dia com sol forte.
A nebulosidade aumenta no sul e oeste de Mato Grosso do Sul por causa de uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil e da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Apesar do aumento da nebulosidade, não há previsão de chuva.
O ar permanece muito seco e níveis de umidade entre 11% e 30% por várias horas, na maior parte da Região. Faz calor à tarde.
Áreas de instabilidade voltam a se espalhar sobre o leste do Nordeste. Esta sexta-feira é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes em Sergipe, Alagoas, no leste de Pernambuco e da Paraíba. Há risco de chuva forte no litoral destes estados.
No sertão da Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e no litoral central e norte da Bahia, o sol aparece o dia todo, mas ocorrem algumas pancadas de chuva. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão, mas o sol aparece.
O tempo fica firme, com sol o dia todo no interior da Bahia e do Maranhão, no sertão de Pernambuco e no Piauí.
O ar seco influencia grande parte da Região Norte. O dia é com muito sol, calor e tempo seco no Tocantins, em quase todo o Pará, em Rondônia, em quase todo o Acre e no sudeste e no leste do Amazonas.
Períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite ocorrem no extremo oeste do Acre, no litoral e noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte, centro, oeste e norte do Amazonas.
Há risco de chuva moderada a forte em Roraima, no Amapá e noroeste e litoral do Pará, no norte e oeste do Amazonas.
Fonte: Climatempo