No último fim de semana da primavera de 2022, uma nova frente fria avança pelo litoral de São Paulo neste sábado e segue para a costa do Rio De Janeiro no domingo ajudando a reforçar as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste e provocando chuvas em todo o Brasil. O verão no Hemisfério Sul começa no dia 21 de dezembro, às 18h48, e prossegue até às 18h24 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília, seno que o mesmo período corresponde ao inverno no Hemisfério Norte.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua ativa sobre o país e suas áreas de instabilidade espalham muitas nuvens e chuva volumosa sobre vários estados do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. O ar quente predomina, mas o excesso de nebulosidade e a chuva impedem que as temperaturas alcancem valores extremos.
Região Sul
O sol predomina na Grande Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. O litoral gaúcho tem sol e algumas pancadas de chuva fracas. O litoral de Santa Catarina, do Paraná e o Vale do Itajaí passam o dia com muitas nuvens, mas pouca chuva ocorre e o sol pode aparecer de vez em quando. O restante da Região Sul, tem sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes no oeste do Paraná.
Região Sudeste
O tempo fica mais instável no Sudeste neste fim de semana com a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro passam o último sábado da primavera com muita nebulosidade, alguns períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte nos três estados. Pode chover a qualquer hora nas capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.
O interior de São Paulo tem sol e algumas pancadas de chuva à tarde e à noite. Já na Grande São Paulo, no litoral e no leste do estado, o sol vai aparecer em meio a muitas nuvens e há previsão de chuva durante a tarde e à noite.
Região Centro-Oeste
O tempo continua muito instável na Região Centro-Oeste neste sábado, ainda com a presença das áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul. Toda a região tem pancadas de chuva frequentes e há risco de raios e de chuva forte. Pode chover forte nas capitais Cuiabá, Goiânia, Brasília e Campo Grande.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda influenciam parte do Nordeste. Quase toda a Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí têm um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios e que podem ser fortes. O o restante da Região tem sol o dia todo, mas as algumas pancadas de chuva podem ocorrer no norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará e no sertão de Pernambuco.
O sol forte e o tempo seco predominam em Sergipe, Alagoas, no Agreste de Pernambuco, sertão e Agreste da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte.
Região Norte
Áreas de instabilidade da ZCAS ainda atuam sobre o Norte do Brasil. Quase toda a Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, com risco de chuva forte e de raios. A chuva deve ser mais volumosa no Tocantins, no centro-sul do Pará e leste do Amazonas.
Alertas meteorológicos para 17/12/2022 - sábado: