O ar seco e quente ainda predomina sobre o Brasil nesta sexta-feira, mas uma frente fria avança forte do Sul para o Sudeste e o Centro-Oeste e causa grandes mudanças no tempo nos próximos dias.
A passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil deixa quase toda a região com muita nebulosidade e chuva nesta sexta-feira. Apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul não terá chuva, porém, o céu ficará com muita nebulosidade o dia todo.
Há risco de raios, de chuva e ventos fortes nos três estados. A chuva mais volumosa e as rajadas de vento mais intensas devem ocorrer no sudoeste/sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, onde estão a serra e o planalto gaúcho. Há risco de queda de granizo nos três estados da Região Sul
Atenção: pode nevar e gear no fim de semana na Região Sul
A maioria das áreas do Sudeste do Centro-Oeste do país continua com sol forte, o ar muito seco e temperaturas muito elevadas nesta sexta-feira.
A nova frente fria que avança da Região Sul pode provocar algumas pancadas de chuva no extremo sul de São Paulo. Pode ventar com moderada a forte intensidade no oeste e no sul do estado.
Em Mato Grosso do Sul, esta nova frente fria provoca aumento da nebulosidade e queda da temperatura no centro-oeste e no sul do estado. Pode chover forte no sul mato-grossense.
Algumas nuvens voltam a crescer sobre o Mato Grosso e no centro sul de Goiás, mas não há condições para chuva.
Durante o fim de semana, esta frente fria vai avançar até o Espírito Santo deixando nuvens de chuva sobre este estado, no Rio De Janeiro no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira, e no Estado de São Paulo. No sábado ainda deve chover no centro sul de Mato Grosso do Sul. Mas a população das demais áreas do Centro-Oeste não deve esperar pela chuva na passagem desta frente fria.
Nesta sexta-feira ainda será com muito sol e muito calor nos estados do Nordeste e do Norte do Brasil, mas com previsão de pancadas de chuva em algumas áreas.
No Nordeste, as pancadas de chuva são previstas para o Litoral, Zona da Mata e Agreste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Pode chover com moderada intensidade nas áreas litorâneas. pancadas de chuva também são esperadas para o litoral do Maranhão.
Na Região Norte, as pancadas de chuva estão previstas para o norte e centro-oeste do Pará, Amapá, Roraima, para quase todo o Amazonas (exceto no sul do estado) e para o extremo oeste do Acre. Estas pancadas de chuva devem acontecer de forma isolada e com curta duração.