Os envios de uvas de mesa do Brasil se recuperaram um pouco em agosto, após um período de desaceleração. Porém, no acumulado do ano (janeiro a agosto), os embarques ainda são restritos. Segundo dados do Comex Stat, foram enviadas 6,36 mil toneladas na parcial de 2024, queda de 63,41% em relação ao mesmo período do ano anterior, e o pior desempenho desde 2018. Em termos de receita, houve um recuo de 57,78% na mesma comparação, arrecadando US$ 18,2 milhões.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, os envios deste ano no Vale do São Francisco (PE/BA) estão inferiores devido à menor disponibilidade de uvas, principalmente no primeiro semestre. Em agosto, no entanto, o volume exportado voltou a crescer, totalizando 2,1 mil toneladas, um aumento de 11,68% em relação ao mesmo mês de 2023.
As exportações devem se intensificar a partir da próxima semana, com um aumento progressivo no volume embarcado, devido à abertura da janela de embarques brasileiros. É importante destacar que, desde o início de setembro, exportadores têm relatado uma boa remuneração pela fruta nacional, o que gera a expectativa de bons resultados na temporada.
Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat