As instabilidades que atuam sobre o país ainda provocam muita chuva e temporais neste começo de semana pelo Brasil. No decorrer destes próximos dias, estas instabilidades ganham o reforço de uma frente fria, que já avançaram pela costa do Sul do Brasil nesta segunda-feira (12), provocando o aumento da chuva forte no Rio Grande do Sul e temporais no Paraná.
A partir desta terça-feira (13), este sistema avança em direção ao Sudeste e combinado com o ar quente e úmido do interior, provoca temporais no centro-sul de Minas, em São Paulo e no Rio De Janeiro.
Na quarta, a frente fria se afasta mais em direção ao oceano, mas outras instabilidades vão reforçar a chuva sobre o centro-norte do Brasil e o ar seco volta se expandir mais no estado do Rio Grande do Sul. Quarta-feira com chuva persistente e volumosa no Espírito Santo, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha, além do interior e sul da Bahia, sul do Tocantins, estado de Goiás e leste de Mato Grosso.
Risco de transtornos aumenta com o retorno da chuva no Espírito Santo, norte e nordeste de Minas nestes próximos dias!
O sistema se forma a partir da noite de quarta-feira (14), se posicionando mais ao norte do Brasil. Quando o eixo da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul se posiciona mais ao norte, a chuva persistente cai preferencialmente sobre o Espírito Santo, sobre o norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, parte do Pará, sul do Amazonas, norte de Goiás, Distrito Federal e no centro-norte de Mato Grosso.
Nesta situação, a chuva é menos frequente no centro-sul e oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
Serão dias de chuva frequente e persistente já a partir de quarta-feira, ganhando o reforço na quinta e seguindo até o fim de semana. Os acumulados tendem a ser elevados. A Climatempo alerta para novos alagamentos, além de deslizamentos de terra, enchentes de rios e córregos.
Confira o acumulado de chuva para o BR
Chuva acumulada de 11/12/2022 a 15/12/2022