O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se reuniu na segunda-feira (20) com representantes da Embaixada da Austrália em Brasília.
Foi tratado de temas relacionados à produção agrícola sustentável e seus desdobramentos em matéria de comércio internacional.
A secretária da SDI, Renata Miranda, deu as boas-vindas ao novo conselheiro agrícola da Embaixada da Austrália em Brasília, Nektarios Tsirbas.
Ela também ressaltou a importância do diálogo franco sobre agricultura sustentável, a exemplo do que a Secretaria tem mantido com outros interlocutores.
Em um cenário em que discussões legítimas sobre sustentabilidade podem afetar populações de países, ao inibir a produção regional e dificultar o livre comércio global.
Brasil e Austrália, para além das dimensões continentais, compartilham a relevância do setor agropecuário para as economias nacionais.
Nesse sentido, como potências agropecuárias, defendem a ampliação das discussões sobre sustentabilidade. Focando não apenas no aspecto ambiental, mas também no aumento da produtividade agrícola, na agregação de valor e na valorização da produção local.
“Dada a sensibilidade do tema, as discussões sobre a legislação interna em curso em vários países sobre sustentabilidade e comércio internacional devem refletir também os aspectos social e econômico.
Renata Miranda
Os países se comprometeram a intensificar a aproximação entre as áreas competentes.
Com o objetivo de favorecer o compartilhamento de pesquisas científicas e experiências práticas exitosas, coordenar interesses comuns em debates internacionais, entre outros. Não apenas entre eles, mas sim com outros países com os quais Brasil e Austrália já vêm mantendo diálogos.
Participaram também da reunião o diretor do Deflo, da SDI, Pedro Neto. E pela Embaixada da Austrália, Jéssica Gomes e Eduardo Sanches Ferreyra.
Preços dos suínos caem em todas as regiões
Suspensão dos envios de bovinos a China completa um mês