O volume de carne de frango exportado pelo Brasil renovou o recorde em 2022, segundo retrospectiva realizada pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Para os pesquisadores do Cepea, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o aumento do número de casos de gripe aviária no Hemisfério Norte, a demanda externa pela proteína brasileira cresceu significativamente. Esse cenário somado à menor oferta de animais durante o ano elevaram os preços domésticos da carne frente aos de 2021 (em termos nominais).
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de frango na Ucrânia, um dos maiores fornecedores mundiais da proteína, deve diminuir 8,4% em 2022 frente à de 2021. O contexto econômico global também favoreceu as exportações brasileiras de carne de frango em 2022 – com a inflação elevada em diversos países, muitos acabaram suspendendo as tarifas sobre as importações da proteína, na tentativa de reduzir os impactos na economia local.