Em um cenário de aumento da competitividade da carne bovina, o consumo per capita brasileiro de carne de frango, que apresentou queda em 2022, deve continuar a tendência de estagnação no início de 2023. É o que apresentou um relatório do Rabobank, multinacional holandesa bancária e de serviços financeiros sediada em Utrecht, nos Países Baixos, e líder global em serviços de financiamento para alimentação, agro financiamento e sustentabilidade orientada.
Segundo relatório divulgado na primeira semana de 2023, uma combinação de forte valorização dos preços de carne bovina e reduzido poder de compra resultou em um aumento de 13% no consumo per capita de carne de frango nos últimos três anos. Entretanto, informa o relatório, com a queda nos preços de carne bovina desde o final do primeiro trimestre enquanto os preços de frango continuaram estáveis, a competitividade da carne bovina melhorou e o consumo de carne de frango tem mostrado sinais de saturação.
Com uma diferença menor entre os preços das duas carnes, esse cenário de reduzida competitividade da carne de frango deverá continuar no início de 2023, já que o forte apelo cultural da carne bovina tende a favorecer a retomada do consumo desta proteína.
No fim do ano passado, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), divulgou estimativas de que o consumo per capita de carne de frango no Brasil deverá voltar para 45,5 kg em 2023, volume já registrado em 2021, após cair para 45,1 kg em 2022.