Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil, inibindo o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva na maior parte do país.
Nuvens de chuva crescem em vários locais do litoral do Nordeste e também no extremo norte do Brasil.
Uma frente fria avança no mar e passa pelo litoral paulista no decorrer desta terça-feira, mas sem influência no tempo no interior do estado.
Fortes áreas de instabilidade cresceram entre o Sul do Brasil e o Paraguai causando chuva volumosa em alguns pontos do Paraná e do oeste catarinense durante a segunda-feira. No decorrer desta terça-feira, as nuvens mais carregadas vão se desenvolver sobre Santa Catarina e sobre o Rio Grande do Sul.
Áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e espalham nuvens carregadas sobre os três estados. Nesta terça-feira, as nuvens com maior potencial para temporais vão ficar concentradas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina.
O tempo fica muito instável, com risco de chuva forte ao longo do dia em quase todo o Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre. O sol aparece entre muitas nuvens na fronteira com o Uruguai e pode chuviscar na região de Uruguaiana.
Na maioria das áreas de Santa Catarina, ocorrem várias pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ser fortes, mas o sol aparece de vez em quando.
Na região do Vale do Itajaí e nas áreas ao sul e leste do Paraná, o sol aparece, mas ainda ocorrem pancadas de chuva. Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer na região de Foz do Iguaçu a partir da tarde.
Nas demais áreas do Paraná, o céu fica com muitas nuvens pela manhã, mas o sol predomina no decorrer da tarde e não há previsão de chuva para esta terça-feira.
O ar seco que predomina sobre o Sudeste do Brasil deixa praticamente toda a Região com pouca nebulosidade e sem condições para a chuva. O sol aparece forte e a temperatura está em elevação em todas as áreas.
Uma frente fria passa pela costa paulista, mas sem força para causar alterações do tempo. O estado de São Paulo tem algumas nuvens, mas o sol aparece desde cedo e não chove.
Uma grande massa de ar seco que está sobre o interior do Brasil ainda predomina no Centro-Oeste do país. Abaixo umidade do ar impede a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Toda a região Centro-Oeste do Brasil tem mais um dia ensolarado e quente.
Atenção para os níveis de umidade do ar baixos variando de 11% a 30%.
Ontem, as capitais Goiânia e Cuiabá foram as mais secas do país, com umidade relativa do ar mínima de 16% e de 17%, respectivamente.
O ar seco voltou a ganhar força sobre o Nordeste do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva.
Quase todo o Nordeste tem uma terça-feira com sol forte e sem condições para chuva.
Algumas pancadas de chuva com raios podem acontecer a partir da tarde no litoral e no norte do Maranhão.
Pancadas de chuva e períodos com sol são esperados para a região de Fortaleza e o litoral sul do Ceará. no litoral do Rio Grande do Norte, no agreste, litoral e Zona da Mata da Paraíba e de Pernambuco, em Sergipe, Alagoas e no nordeste da Bahia, incluindo a região de Salvador.
O ar seco predomina sobre a Região Norte do Brasil e a maioria das áreas da Região tem um dia com sol forte e sem chuva nesta terça-feira.
Há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, no litoral e extremo oeste do Pará, litoral do Amapá, em Roraima e no Amazonas, exceto no sul do estado.
Fonte: Climatempo