A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) se reuniram, com a National Farmers Federation (NFF), principal entidade representativa de produtores rurais da Austrália, para discutir ações entre países exportadores do agro, buscando um compromisso conjunto pela segurança alimentar de forma sustentável.
O encontro aconteceu no Pavilhão Brasil na COP-27 e foi um primeiro passo para buscar propostas conjuntas para assegurar o fornecimento de alimentos, associado à redução de emissões de carbono, com países que têm participação no comércio mundial do agronegócio.
Participaram do encontro o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, e a presidente da instituição australiana, Fiona Simson, além de assessores das instituições dos dois países. No encontro, eles decidiram construir uma agenda conjunta para o fortalecimento do Grupo de Cairns, que reúne os principais países na produção global de alimentos.
A CNA quer ampliar o diálogo com entidades de produtores de outros países para alcançar este objetivo. Neste contexto, a ideia é buscar outros encontros bilaterais na COP-27 para discutir estratégias de segurança alimentar e energética aliada à produção sustentável.