CNA orienta produtores sobre fiscalização do trabalho no campo
Produtores rurais recebem orientação da CNA para cumprir regras e se preparar para fiscalização do trabalho no campo
CNA orienta produtores sobre como agir durante a fiscalização do trabalho e garante preparo para inspeções no campo. Foto: CNA / Divulgação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu ações para orientar produtores rurais sobre a fiscalização do trabalho no campo. O objetivo é mostrar o que esperar e como se preparar para a inspeção nas propriedades.
Rodrigo Hugueney, Coordenador Trabalhista da CNRTPS, abriu a atividade, agradeceu a presença do auditor fiscal Jackson Sena Brandão e apresentou os assessores jurídicos da CNA, Rodrigo Costa e Carolina Melo, que conduziram a discussão.
Além disso, o auditor destacou a importância do tema e elogiou a iniciativa da CNA. Ele ressaltou que o setor rural cresce de forma responsável, cumprindo as regras trabalhistas. Durante a apresentação, Jackson explicou o papel da auditoria fiscal do trabalho, os tipos de ações, as prerrogativas e as vedações dos fiscais durante a inspeção.
Como produtores podem se preparar?
O especialista citou exemplos de condutas que os produtores podem adotar para se resguardar durante uma fiscalização. Ele destacou pontos-chave do ambiente de trabalho rural, como o gerenciamento de riscos ocupacionais, o acompanhamento da saúde dos trabalhadores, a operação e o manuseio de defensivos agrícolas, além da manutenção de boas condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
Além disso, Jackson esclareceu dúvidas e reforçou que o diálogo e a disseminação de informações são fundamentais para proteger os produtores e desmistificar a fiscalização do trabalho.




