As condições meteorológicas estão diferentes do último fim de semana no litoral paulista, entretanto, o potencial é alto para que, até o fim de semana, chova diariamente, na forma de pancadas, com alto risco para que temporais aconteçam.
As pancadas devem se concentrar especialmente no período entre as tardes e noites e podem acumular, em média, diariamente, volumes da ordem de 30 a 50 mm. Se comparar esse volume com o que aconteceu no último fim de semana, pode parecer pouco, já que algumas estações chegaram a registrar acumulados da ordem de 600 mm entre 12h e 24h.
Ainda assim, uma chuva de 30 a 50 mm que cai em poucas horas, já tem um grande potencial de causar problemas, como a formação de alagamentos. Se esta chuva vem acompanhada de raios e rajadas fortes de vento (como é comum com a chuva convectiva), causa danos como queda de galhos e/ou árvores, além do risco do raio atingir alguma pessoa.
Com toda a chuva que caiu no litoral norte no último fim de semana, a situação torna-se ainda mais crítica com os temporais previstos para os próximos dias. O solo já muito encharcado fica bastante vulnerável para o risco de novos deslizamentos.
A população deve ficar atenta e seguir as recomendações da Defesa Civil.
De terça-feira (21) até a sexta-feira (24), são previstos cerca de 200 mm para o litoral norte de São Paulo e a Baixada Santista.
Esse alerta é válido até a sexta-feira (24), podendo ser renovado.