Esta segunda-feira, 16/01, é feriado nos EUA. Nesse dia os norte americanos reservam para homenagear Martin Luther King, portanto, não tem pregão na Bolsa de Chicago (CBOT).
O mercado, não terá a principal referência para a formação do preço doméstico. Indicações serão bastante escassas.
Segundo o analista de mercado Camilo Motter, da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR, em termos de informações, a última semana foi muito movimentada, sobretudo por causa da divulgação de dois importantes relatórios - o trimestral de estoques e o relatório de oferta e demanda, os quais acabaram surpreendendo os agentes do mercado.
Para Camilo, depois de uma pausa para acompanhar e avaliar os relatórios do USDA, nesta semana as atenções se voltarão para o comportamento climático na América do Sul, onde extensas áreas de cultivo, sobretudo da Argentina, vêm sofrendo com baixos índices de umidade. "Na última semana ocorreram chuvas esparsas e muito irregulares em algumas regiões. As anomalias atingem também áreas do Paraguai e do Rio Grande do Sul", avalia o economista. Para ele, o clima será o grande fator influenciador do mercado neste início de ano.