Mesmo com o bom desenvolvimento das alfaces desde o início da temporada de inverno, produtores de Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP) estão em alerta devido às elevadas temperaturas – que já têm ocasionado danos aos pés.
A falta de chuvas nas últimas semanas aumentou os custos produtivos devido à necessidade de irrigação.
De acordo com a The Weather Channel, espera-se para o início da próxima semana ligeira queda das temperaturas e algum volume de chuvas em ambas as regiões, porém logo em seguida as expectativas já são de que o calor retorne e as máximas ultrapassem os 30°C.
Colaboradores do Hortifrúti/Cepea relataram que a queima de borda das alfaces está sendo frequente. Em Mogi, existem queixas sobre presença de fungos nas produções devido à alta amplitude térmica, deixando as folhas murchas e podres.
Além do consumo aquém do esperado, tais problemas de qualidade estão ocasionando sobras e descartes. Dessa forma, as cotações foram pressionadas novamente e a crespa fechou a semana (09 a 13/09) à média de R$ 14,95/cx com 20 unidades (-8,11%) em Mogi. Em Ibiúna, o valor da americana recuou quase 12%, e terminou em R$ 17,60/cx com 12 unidades.
Fonte: Hfbrasil.org.br