Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do litoral sul da Bahia. A passagem desta frente fria ainda estimula áreas de instabilidade sobre parte da Região Sudeste e aumenta as condições para a chuva sobre o estado da Bahia.
A Zona de Convergência Intertropical está ativa na costa norte do Brasil e espalha nuvens carregadas entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.
O calor e a umidade do ar elevada formam nuvens de chuva sobre a maioria das áreas da Região Norte do Brasil.
O ar seco e frio de origem polar predomina sobre a Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul deixando a temperatura baixa e dificultando a formação de grandes nuvens.
O que podemos inferir do progresso da safra nos EUA?
O ar seco e frio de origem polar predomina sobre o Sul do Brasil dificultando a formação de nebulosidade. Quase toda Região tem uma sexta-feira com muito sol. Faz frio ao amanhecer e há condições para a formação de geada nas serras gaúcha e catarinense, nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná.
O litoral do Paraná, a região de Florianópolis, o litoral sul de Santa Catarina e o litoral norte gaúcho podem ter alguma chuva ao longo do dia, mas o sol aparece. A região de Curitiba tem predomínio de céu nublado e chuviscos.
Áreas de instabilidade deixam muita nebulosidade e provocam chuva no Rio De Janeiro, Espírito Santo e no centro-leste de Minas Gerais. As pancadas de chuva acontecem a qualquer hora no estado do Rio, mas principalmente à tarde e à noite no centro-leste mineiro. Pode chover nas capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na Grande Vitória e no centro-sul capixaba e também na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a sexta-feira é com predomínio de céu nublado e chuva, podendo chover forte em alguns momentos.
O litoral de São Paulo tem uma sexta-feira com períodos de sol e chuva ocasional, que pode ser moderada a durante a tarde e à noite. Na região da grande São Paulo, pode chuviscar pela manhã e no fim da tarde, mas ocorrem em períodos com sol. O interior de São Paulo, o centro-oeste e o sul de Minas têm predomínio de sol ao longo do dia. Faz frio ao amanhecer e à noite no estado de São Paulo.
Entenda como o El Niño vai impactar a produção de soja e milho dos EUA, América do Sul e Mar Negro
O ar frio de origem polar influencia o estado de Mato Grosso do Sul deixando o tempo firme a temperatura amena. O sol predomina e não chove.
Em Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece forte durante várias horas, mas há condições para algumas pancadas de chuva, de curta duração e que não devem trazer transtornos.
Mato Grosso também tem bastante sol durante o dia, mas há previsão de algumas pancadas de chuva no oeste, centro-sul e sudeste do estado, podendo chover um pouco também em Cuiabá.
A recente passagem de uma frente fria pelo litoral sul da Bahia estimulou a formação de novas áreas de instabilidade sobre o estado. Só não deve chover no sudoeste baiano. Em Salvador e nas demais regiões do estado ocorrem pancadas de chuva e que podem ser moderadas a fortes.
O Maranhão e o Piauí têm pancadas de chuva e períodos de sol, com risco de raios.
No litoral de Alagoas, no leste de Pernambuco, no agreste da Paraíba, no sul do Rio Grande do Norte e no centro-oeste do Ceará, o sol predomina nesta sexta-feira. Nas demais áreas da Região Nordeste ocorrem pancadas de chuva com períodos de sol.
Avicultura brasileira cresce e setor quer produzir 15 milhões de ton em 2023
Sexta-feira com sol e sem chuva no sul de Rondônia e no sul do Tocantins. O Acre tem bastante sol e chuva passageira. Em Roraima e no Amapá, as pancadas de chuva são mais frequentes e volumosas. Nas demais áreas da Região Norte ocorrem períodos com sol e pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite.
Fonte: Climatempo