As temperaturas vão entrar em declínio e o frio vai aumentar no Sul do Brasil nesta segunda semana de maio, segundo os meteorologistas do Climatempo. Com isso, a formação de geadas volta a ser presentes, especialmente nas áreas altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A chuva frequente e volumosa que causou transtornos no Rio Grande do Sul começou a diminuir nesta segunda-feira (08), mas é somente a partir de terça-feira (09) que o tempo volta a ficar firme, sem chuva, conforme uma massa de ar frio e seco toma conta do Sul do Brasil.
Para a manhã da quarta-feira (10), há condições de geadas no alto da Serra Gaúcha, Serra Catarinense e planalto catarinense. A condição de geada se estende, pelo menos, até a madrugada de sexta-feira (12), sendo que o maior potencial está para a quinta-feira (10).
As geadas são comuns na Serra Gaúcha e Catarinense no outono, quando a temperatura cai abaixo de 4°C e forma uma camada de gelo sobre plantas e solo. Apesar de prejudicar colheitas, as geadas podem ser atração turística e trazer benefícios para a natureza, como a retenção de nutrientes no solo e o controle de pragas e doenças.