INÍCIO AGRICULTURA Geral

Ataque da Rússia a porto ucraniano faz com que preços globais de grãos aumentem ainda mais

O Ministério da Defesa da ucraniano informou que um silo de grãos foi danificado no porto de Izmail, no Danúbio, na região de Odesa

Segundo a agência de notícias Reuters, a Rússia atacou nesta quarta-feira o principal porto interior da Ucrânia, no rio Danúbio, partindo da Romênia. Como consequência do ato, os preços globais dos alimentos se elevaram. A cada uso da força para restabelecer o bloqueio por parte da Rússia faz o mercado reagir com aumentos.

O Ministério da Defesa da ucraniano informou que um silo de grãos foi danificado no porto de Izmail, no Danúbio, na região de Odesa. O porto, que fica do outro lado do rio da Romênia, que é país membro da Otan, está sendo utilizado como principal rota alternativa para escoar as exportações de grãos da Ucrânia depois que o acordo do Mar Negro não foi renovado.

As autoridades ucranianas divulgaram vídeo que mostram bombeiros em escadas lutando contra um grande incêndio de vários andares em um prédio coberto com janelas quebradas. As imagens mostram também vários outros edifícios grandes estavam em ruínas e grãos vazaram de pelo menos dois silos destruídos. Não houve relatos de vítimas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou em uma rede social que "os danos mais significativos estão no sul do país. Os terroristas russos mais uma vez atacaram portos, grãos, segurança alimentar global".

Após o ataque de quarta-feira, os preços do trigo em Chicago subiram 4% a e ainda subiam cerca de 2,5% no final da manhã. Os traders estão preocupados novamente com um impacto na oferta global devido à saída da Ucrânia do mercado.

Desde que recursou a renovar o acordo para escoamento de grãos do Leste europeu, há mais de duas semanas, a Rússia tem atacado incansavelmente a infraestrutura agrícola e portuária ucraniana.

tenPara que a Rússia volte ao acordo, o presidente russo Vladimir Putin exije que seja implementado um acordo paralelo que melhore os termos de suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes. Mas o Ocidente afirma que com os ataques, Moscou quer pressionar o suprimento global de alimentos, já que essas exportações já estão isentas de sanções.

Alternativa de escoamento

No domingo, 31 de julho, a mídia ucraniana informou que vários navios de carga estrangeiros chegaram diretamente a Izmail vindos do Mar Negro, pela primeira vez desde o término do acordo de grãos, uma aparente tentativa de abrir uma brecha no bloqueio recém-restaurado da Rússia. Mas para Moscou todos os navios que se dirigem aos portos ucranianos são potenciais alvos militares.

De acordo com autoridades ucranianas, Moscou atingiu 26 instalações portuárias, cinco navios civis e 180.000 toneladas de grãos em nove dias de greves desde que deixou o acordo de grãos. A Força Aérea da Ucrânia informou que a Rússia também lançou um ataque de drones em Kiev e na região circundante durante a noite.

Fonte: Reuters

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.