Uma grande massa de ar seco se expandiu sobre o Brasil e influencia áreas de todas as Regiões do país. A baixa umidade do ar que predomina pelo interior do país inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. Quase todo o país está com poucas nuvens.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera estimula a formação de nuvens carregadas no leste do Nordeste, que provocam chuva moderada a forte entre o litoral norte da Bahia e de Pernambuco.
Além disso, o calor e a umidade do ar elevada também formam nuvens carregadas sobre todos os estados da Região Norte.
Uma massa de ar seco influencia o Sul do Brasil e a baixa umidade do ar inibe o crescimento de grandes nuvens. Toda a Região Sul tem um dia com muito sol. Algumas nuvens se formam no sul do Rio Grande do Sul, no litoral do Paraná, na Grande Curitiba, no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, mas não chove.
O dia amanhece um pouco frio, mas a tarde é quente.
Pode ocorrer nevoeiro na Grande Curitiba. Ontem, Curitiba foi a capital mais seca do país, com umidade relativa do ar de apenas 27%.
O ar seco ainda predomina sobre a Região Sudeste. Quase toda a Região tem um dia com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva.
O vento marítimo espalha muita umidade sobre o Espírito Santo, sobre as regiões mineiras do Vale do Rio Doce, do Vale do Jequitinhonha, da Zona da Mata Mineira e sobre o centro-norte do Rio De Janeiro estimulando a formação de muitas nuvens. Algumas pancadas de chuva ocorrem nestas áreas, mas com fraca a moderada intensidade.
A temperatura está em elevação, mas o começo da manhã ainda é um pouco frio.
O ar seco permanece sobre a Região Centro-Oeste do país. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens. Toda a Região continua com muito sol, com pouca ou nenhuma nebulosidade. Não há condições para chuva. A temperatura fica baixa à noite e ao amanhecer, mas a tarde é bem quente em toda a Região.
Atenção com o ar muito seco, com níveis de umidade entre 20 e 30% em praticamente todo Centro-Oeste.
O sol e o tempo seco predominam no Oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, no sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí, no sertão da Paraíba e no sul do Ceará.
Nas outras regiões do interior e do litoral do Nordeste há condições para várias pancadas de chuva no decorrer do dia, mas em geral com a presença do sol.
No sul e leste da Bahia, no litoral de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, muitas nuvens se formam o dia todo e a chuva é frequente. Há risco de chuva moderada a forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió e Recife
O ar seco que predomina sobre o interior do Brasil se expandiu para o Tocantins e para o sul e o leste do Pará deixando estas regiões com pouca nebulosidade. O sol predomina no decorrer do dia.
As demais áreas da Região Norte continuam tendo pancadas de chuva com raios frequentes, que acontecem intercaladas com períodos com sol. Há risco de chuva moderada a forte. A chuva é mais volumosa em Roraima, no oeste do no Amazonas e no litoral do Amapá.
Fonte: Climatempo
Produção mundial de café foi estimada em 171,3 milhões de sacas para safra 2022-2023