Áreas de instabilidade atreladas a circulação dos ventos na atmosfera e a presença do ar quente e úmido, provocam o aumento da chuva no Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo nesta terça-feira (13). A passagem de uma frente fria também irá reforçar ainda mais esta instabilidade na região. Pancadas de chuva poderão ocorrer em todo o norte mineiro, no centro-norte carioca e em todo o território capixaba. No sul de Minas e Fluminense, a chuva também será forte e intensa.
Os estados ficam em ALERTA para temporais com descargas elétricas e forte rajadas de vento. Os acumulados poderão ser expressivos em algumas localidades.
Alerta especial para o Espírito Santo e Minas Gerais!
Na quarta-feira (14), o sol aparece entre muitas nuvens no norte e no interior do Rio De Janeiro e também em Minas Gerais. A previsão de chuva a qualquer hora do dia nestas áreas, podendo ocorrer com maior intensidade no norte mineiro. Nas demais áreas do litoral fluminense, há possibilidade de chuva fraca e passageira.
Já no Espírito Santo, o dia segue chuvoso em todo o estado. Nas áreas próximas à capital capixaba, os volumes de chuva poderão ser consideráveis. Nas áreas ao norte, tempestades são previstas e não se descarta o risco de alagamentos e inundações devido à frequência da chuva.
Entre a quinta-feira (15) e a sexta-feira (16), com a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS sobre a região, permanecem as condições para a formação de nuvens de chuva, principalmente no norte Mineiro e Capixaba.