O ar frio polar intenso começa a se afastar do Brasil nesta quarta-feira,28 de agosto, facilitando a elevação da temperatura. Porém a madrugada e o amanhecer ainda são frios no Sul e no Sudeste. Temperaturas passam dos 35°C em muitas áreas do Centro-Oeste, do Norte e do interior do Nordeste.
A elevação da temperatura vai deixar o ar ainda mais seco no país. Nesta terça-feira, 13 estados brasileiros registraram níveis de umidade no ar iguais ou abaixo de 20%.
A passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia ainda estimula a formação de áreas de chuva no leste do Nordeste. Calor e umidade do ar elevada formam nuvens carregadas no extremo norte do país.
Nesta quarta-feira, 28 de Agosto, o sol vai predominar no Brasil. Praticamente todo o país tem um dia com poucas nuvens e sem condições para chuva.
Na Região Sul, o sol vai aparecer entre muitas nuvens apenas no leste do Paraná, em Santa Catarina e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul. Por causa do frio do amanhecer, há condições para a formação de nevoeiro no início da manhã, prejudicando a visibilidade nas estradas e aeroportos.
Atenção para o risco de nevoeiro na grande Curitiba e na grande Porto Alegre.
Na Região Sudeste, por causa do frio perto de 0°C ao amanhecer, pode haver formação de geada nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, e também na Serra dos Órgãos, no estado do Rio De Janeiro, onde estão as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis.
As regiões mineiras do Vale do Rio e do Vale do Jequitinhonha e o Espírito Santo terão períodos com muitas nuvens ao longo do dia, mas o sol aparece e não tem previsão de chuva.
O destaque para a região Centro-Oeste do país é a volta do calor intenso e o ar extremamente seco. Cuiabá será a capital mais quente do país, com temperatura máxima prevista em 38°C.
Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar deve ficar igual ou abaixo dos 20% em muitas áreas de Mato Grosso, no centro-norte de Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás.
O sol e o tempo seco predominam na Região Norte do Brasil. Mas em muitas áreas da região o excesso de fumaça, por causa dos incêndios. Não será possível ver o azul do céu e o sol aparece opaco em meio a fumaça.
Pancadas de chuva com raios moderadas a fortes estão previstas para o centro-norte e oeste do Amazonas e do Pará e em todas as áreas de Roraima. O Amapá fica em alerta para temporais.
Níveis de umidade no ar abaixo dos 20%, nas horas mais quentes do dia, podem ocorrer no sul do Pará e de Rondônia e no Tocantins.
A maioria das áreas do Nordeste do Brasil passam esta quarta-feira com sol forte e sem condições para chuva. Mas a passagem de uma frente fria deixa o tempo mais instável no sul e no leste da Bahia.
A região da Chapada Diamantina, o Recôncavo baiano e o litoral da Bahia podem ter chuva moderada a forte e com raios. A região de Ilhéus fica em alerta para temporais.
Também tem previsão de chuva e períodos com sol em Sergipe, Alagoas, no litoral, na Zona da Mata e do Agreste da Paraíba de Pernambuco e no leste do Rio Grande do Norte. A chuva pode ser moderada em vários pontos dessas regiões.
O litoral do Maranhão pode ter rápidas pancadas de chuva, mas o sol aparece o dia todo.