INÍCIO AGRICULTURA Geral

ANÁLISE DIÁRIA: fatores que estão influenciando os preços do trigo

Confira a análise do economista Luiz Carlos Pacheco sobre o panorama atual do mercado de trigo no mundo.

O economista Luiz Carlos Pacheco, analista-chefe da T&F Consultoria Agroeconômica, de Curitiba/PR, elenca diariamente para o Portal Rural News os principais fatores que estão influenciando os valores de abertura e fechamento da trigo no mercado. Confira abaixo a atualização das informações para segunda-feira, dia 12/12:

  • O bombardeio em Odessa pode estar aumentando o prêmio no trigo (e milho) - depois de afetar a rede elétrica, os elevadores de grãos ficaram offline, mas a energia para eles foi restaurada
  • O relatório WASDE de sexta-feira manteve os estoques finais dos EUA no volume mais baixo em 15 anos em 15,54MT.
  • Analistas privados projetaram a safra de trigo da Rússia em torno de 100 MT, mas o USDA manteve seu número inalterado na sexta-feira em 91 MT.
  • Tempestades nesta semana podem trazer a umidade necessária para as planícies do sul dos EUA
  • Estima-se que os fundos sejam curtos em 72.000 contratos de trigo de Chicago.

EXPORTAÇÕES SEMANAIS EUA

O relatório semanal de Inspeções de Exportação mostrou que 218.460 toneladas de trigo foram embarcadas durante a semana encerrada em 8/12. Isso caiu 123k MT semana/semana e 50,5k MT em relação à mesma semana do ano passado. Japão e México foram os principais destinos da semana. As exportações acumuladas de trigo permanecem 286k MT abaixo do ritmo do ano passado, com 11.135 MMT embarcadas até 8/12.

MERCADO INTERNACIONAL

Os importadores das Filipinas estão licitando 110 mil toneladas de trigo forrageiro. A Bielo-Rússia disse à ONU que permitirá o trânsito de exportação de grãos ucranianos por seu território sem pré-condições. O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia informou que o porto de Odesa, no Mar Negro, está retomando as operações.

CLIMA EUA

O QPF (Quantitative Precipitation Forecast) de 7 dias da NOAA mostra precipitações para a maior parte do CONUS na próxima semana. Espera-se que o leste de Kansas e Oklahoma obtenham 2,56 a 25,6 mm de precipitação equivalente. Em Dakota do Norte, a NOAA tem até 52 mm de umidade equivalente a chuva durante a semana. Notavelmente, norte e oeste do Texas ficarão de fora.

Fonte dos dados: T&F Consultoria Agroeconômica, especial para o Portal Rural News

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.