A organização da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologica Agrícola em Ação), que acontece de 1 a 5 de maio em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, resolveu cancelar a abertura oficial do evento, que aconteria na manhã de segunda-feira, dia 01/05. É a primeira vez na história da Agrishow que isso acontece.
O motivo foi a confusão política que virou a cerimônia. Tudo começou com um suposto "desconvite" do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que teria sido feito pelo presidente da Agrishow, Francisco Maturro, após a confirmação da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro na feira no mesmo dia. Em entrevista exclusiva ao Portal RuralNews, Maturo negou veementemente o fato.
O ministro se sentiu ofendido pela situação e resolveu cancelar sua participação no evento de abertura da feira. Segundo ele, os organizadores estariam tentando usar o evento como palanque eleitoral do ex-presidente, em função da ligação política do setor do agro com Bolsonaro.
O segundo capítulo aconteceu no sábado, dia 29/04, quando o Banco do Brasil, principal patrocinador da feira, comunicou o cancelamento do patrocínio e a suspensão de todas as atividades e agenda dos diretores da instituição na Agrishow. O fato foi claramente visto como retaliação por parte do Governo Federal.
VEJA TAMBÉM
A retirada do patrocinio, porém, foi colocada em dúvida logo após o comunicado, pois o Banco do Brasil não poderia, de última hora cancelar o patrocínio devido a cláusulas contratuais e legais.
A previsão de comercialização da Agrishow para esta edição de 2023 é de mais do que os R$ 11,243 milhões registrado em 2022. A maior parte dos valores corresponde a venda de máquinas agrícolas, irrigação e de armazenagem.
O público aguardado é de 190 mil visitantes.
O portal RuralNews estará fazendo cobertura presencial de tudo que acontece na feira e trazendo para nossos visitantes.